Circuito das Beiras Bridgestone / First Stop. Lista de inscritos de luxo

Circuito das Beiras Bridgestone / First Stop vai para a estrada nos próximos dias 27 a 30 de junho e tem uma lista de inscritos de luxo.

A edição 2024 do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop vai para a estrada nos próximos dias 27 a 30 de junho. Por outro lado, o Clube Escape Livre já tem tudo pronto para um evento que já está na história dos passeios de clássicos em Portugal. Para lá das novidades já apresentadas, conta com uma lista de inscritos de luxo com forte participação estrangeira.

A segunda edição da era moderna do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, prova imaginada por Tavares de Mello em 1903, vai ligar a Guarda a Coimbra, Coimbra a Castelo Branco e regresso à Guarda. Uma mudança que cumpre a promessa feita pelo presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio. Com toda a certeza, promessa essa de rodar o início do evento pelas capitais de distrito visitadas pelo percurso.

Modelos pré-guerra duplicaram

Por outro lado, a organização entendeu por bem estender o convite ao Moto Clube da Guarda. Neste caso para celebrar o 121º aniversário da primeira corrida de “motocicletas” que ligou a Guarda a Coimbra. Os automóveis pré-guerra e pós-guerra inscritos vão ter, assim, a companhia das motos na primeira etapa do Circuito das Beiras, entre Guarda e Coimbra.

Sublinhando o sucesso da primeira edição do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, o evento organizado pelo Clube Escape Livre ganhou dimensão internacional. E por isso tem uma lista de inscritos que mais que dobrou o número de carros pré-guerra e acolhe uma dezena de participantes estrangeiros.

Por outro lado, será um regalo para os adeptos de automóveis clássicos e para as populações das cidades, vilas e aldeias atravessadas pelos cerca de 400 quilómetros do percurso, observar automóveis com quase um século de existência.

Circuito das Beiras Bridgestone pode ser acompanhado na estrada

Da mesma forma, para ajudar as populações a seguirem o evento no percurso Guarda – Coimbra – Castelo Branco – Guarda, aqui ficam alguns dos locais por onde a caravana do Circuito das Beiras vai passar.

Na quinta-feira, 27 de junho, o Castelo do Sabugal recebe a caravana a partir das 16 horas. E a chegada à Praça Velha da Guarda será às 17 horas. Na 6ª feira, 28 de junho, o Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop vai passar pela rotunda da EN17 em Seia às 10 horas e por Vila Nova de Poiares às 15 horas. A Praça da República, em Coimbra, será o ponto de chegada da etapa. Ai poderá vislumbrar todas as fantásticas peças de engenharia que vão estar presentes no evento a partir das 16 horas.

Por outro lado, no sábado, Conimbriga (09h30) e Penela (10h30) são pontos de passagem onde poderá observar a caravana que às 14 horas atravessará a Sertã antes da chegada à Câmara Municipal de Castelo Branco às 17 horas.

O derradeiro dia do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, domingo, atravessará Castelo Novo às 09h30 e a Covilhã às 11h30 antes, com todos os participantes a chegarem à Guarda para o final do evento às 12h30. Muitas oportunidades para assistir à passagem dos automóveis clássicos que fazem deste evento do Clube Escape Livre uma história sobre rodas.

Sabe quais são os carros mais antigos e mais modernos?

A caravana, composta por cerca de 37 automóveis, alberga muitos carros de interesse histórico. Falamos dos modelos pré-guerra que este ano são mais do dobro de 2023. Destacamos, claro, os três Alvis de 1933 (entre eles o modelo trazido por João Romão de Sousa). Porém, o mais antigo modelo inscrito é o Peugeot Bebé de 1914 de Carlos Seruya com 110 anos de vida. Segue-se o Minerva de 1923 de Tiago Gouveia e o Morris Cowley de 1925 de Joana de Barros. No total, serão 12 automóveis pré-guerra e 25 modelos pós-guerra.

Contingente estrangeiro vale 30% dos inscritos!

O contingente estrangeiro representa 30% dos inscritos na edição 2024 do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop. E no que toca a nacionalidades, estarão entre nós quatro participantes oriundos do Reino Unido, quatro vindos de Espanha, um da Alemanha e um australiano.

Contas feitas, a década de 60 é a mais representada com dez automóveis. Segue-se a década de 30 com oito exemplares, sendo o automóvel mais novo um Mini 1000 de 1974. Ou seja, um automóvel com garbosos 50 anos de vida.

Com toda a certeza, está tudo a postos para a realização da edição 2024 do Circuito das Beiras. Este tem a Bridgestone e First Stop como patrocinadores e a Litocar como parceiro automóvel do evento.