“A Terra e o Tempo não esquecem o que lhes fazemos” é o tema da conferência que assinala o sexto aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, no dia 1 de julho. No Auditório da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, o convidado de honra e orador sobre o ambiente e o clima, importante tema da atualidade, é Manuel Costa Alves, meteorologista.
O programa do sexto aniversário tem lugar no sábado, dia 1 de julho, pelas 17h30, junto à Cápsula do Tempo / Torre de Menagem, com o habitual cinzelar da laje com o ano 2019 no Passeio do Tempo, por uma personalidade a divulgar brevemente. Segue-se a plantação de uma árvore na Encosta do tempo pelos presentes.
O clima e o ambiente em destaque
As comemorações prosseguem no Auditório da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, pelas 18h00, com o meteorologista a reforçar importantes aspetos climáticos e ambientais aos quais a Guarda não é alheia. O aniversário termina com o lançamento de mais uma criativa chávena de coleção alusiva à Cápsula e que faz a estreita ligação com o tema da conferência deste ano. O programa é totalmente aberto ao público e pretende envolver, uma vez mais, a comunidade no debate e na reflexão pela cidade e pela região.
Os parceiros da Cápsula do Tempo tentam, em cada ano, pensar e acrescentar novos temas, novos conhecimentos e novas perspetivas. No âmbito do aniversário do projeto temos recebido convidados das mais diversas áreas, que são uma mais-valia para o conhecimento e para a formação das pessoas. Este ano acreditamos que a presença de Manuel Costa Alves enquanto orador poderá ser verdadeiramente impactante nas mentes e nos comportamentos de quem assistir a esta conferência, e desejo, sinceramente, que muitos cidadãos possam estar presentes.
Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre
A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre. A cápsula foi enterrada no dia 1 de julho de 2013, e preserva os testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. A sua abertura deverá acontecer a 1 de julho de 2050. Até lá, é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região. São atuais parceiros no projeto o Clube Escape Livre, o Instituto Politécnico da Guarda, a Rádio Altitude, a Transportes Bernardo Marques, a SPAL, a ROAMER e, institucionalmente, a Câmara Municipal da Guarda e a Freguesia da Guarda.