Depois do primeiro ano de Troféu C1 Learn & Drive no qual o Escape Livre marcou presença juntamente com a Razão Automóvel dividindo o volante do C1 com o Nº911, está prestes a iniciar-se o 2º ano com várias novidades, entre elas mais uma prova e mais tempo em pista. Preparem-se, porque este ano os Citroën C1 vão se fazer ouvir!
Quatro jornadas
Mantendo-se como um Troféu de resistência, verifica-se no entanto o abandono das provas de seis horas. A primeira prova, já nos dias 28 e 29 de março no Circuito do Estoril, vai consistir num formato de 4 + 4 horas. Será uma corrida de quatro horas em cada um dos dias com o resultado final a ser o somatório das duas corridas.
Devido aos pedidos para a organização não retirar o circuito de Braga do calendário de provas do Troféu, os Citroën C1 regressarão ao Circuito Vasco Sameiro a 6 e 7 de junho, mas com grandes alterações no regulamento. A prova irá consistir em seis corridas de uma hora cada sem trocas de pilotos entre cada corrida. Cada corrida é disputada por um piloto, pondo à prova a resistência de cada um. O resultado final será o somatório de tempo de todas as mangas.
A 5 e 6 de setembro, o Troféu C1 regressa ao Circuito do Estoril para mais um formato de 4 + 4 horas. Será em tudo igual à primeira prova.
O melhor fica para o fim. Os Citroën C1 vão novamente até ao Algarve nos dias 27 e 28 de novembro para um novo formato. No Circuito de Portimão irão ser disputadas as 12 horas. A particularidade nesta prova, é o facto da corrida começar de dia e acabar de noite, garantindo assim a experiência de condução noturna, algo que como vimos nas 24 horas de 2019 é uma experiência extraordinária. Para além disso, os pontos desta jornada são a duplicar.
A organização mantém o preço de inscrição para as provas que afirma permitirem mais tempo de condução e um menor custo para as equipas, anunciando também algumas alterações no regulamento para aumentar ainda mais a competitividade.
Mais emoção e mais segurança
Atenta a todos os acontecimentos que se verificaram ao longo de 2019, a organização decidiu incluir umas jantes de alumínio facultativas no regulamento. Assim, e tal como em Inglaterra, passa a ser permitido utilizar jantes de ferro ou alumínio originais Citroen com a medida 4.5J x 14ET39. Esta medida visa aumentar a segurança e diminuir os problemas que se verificaram em 2019 com algumas jantes de ferro a partirem ao fim de algumas horas de corrida.
Para além desta alteração, também a emoção para pilotos e espectadores vai ser bem diferente. Será eliminado o catalisador e soldado um tubo aos coletores, que manterá a sonda lambda. Esta alteração juntamente com a nova panela de escape, vai garantir aos pequenos Citroën C1 um barulho bem mais emocionante, dentro e fora do carro.
Ninguém ficou “retido” nas primeiras curvas do circuito do Algarve Respeito e entre ajuda fazem parte do Troféu C1
Mais alterações
Para 2020 a organização implementou algumas alterações ao regulamento que permitem aumentar ainda mais a competitividade do Troféu.
. Deixarão de existir janelas obrigatórias de paragens nas boxes.
. Irá existir um novo sistema de pesos. carro (830 kg) + piloto (90 kg).
. Existirá uma zona exclusiva para troca de pilotos.
. Para os treinos cronometradas, todos os carros têm de sair com quatro pneus novos.