Numa altura em que o setor automóvel sente também já as consequências da pandemia por Covid-19, tendo, inclusivamente parado a produção de inúmeras unidades fabris pelo mundo, as marcas viram-se agora para o apoio às entidades que estão na linha da frente deste combate. Assim, sensíveis às suas dificuldades de logística, várias marcas automóveis têm vindo a anunciar diversos tipos de apoio.
Volkswagen ajuda Cruz Vermelha Portuguesa
A Volkswagen cedeu seis Volkswagen Transporter à Cruz Vermelha Portuguesa, para que os coordenadores regionais da Cruz Vermelha possam dar apoio logístico e de coordenação nas operações que decorrem em todo o país no combate à pandemia. Para além disso, estes veículos serão essenciais para transportar colaboradores e voluntários daquela instituição na distribuição de alimentos e prestação de apoio social, junto dos mais carenciados e dos mais idosos.
Acreditamos que temos um dever de solidariedade neste momento difícil e quisemos manifestá-lo facilitando a mobilidade de uma instituição como a Cruz Vermelha, cuja ação tanto valorizamos”.
Ricardo Vieira, Diretor-Geral da Volkswagen Veículos Comerciais
Ford também cede dez viaturas
No âmbito do movimento #EuAjudoQuemAjuda, a Ford cedeu à Cruz Vermelha Portuguesa dez veículos da sua frota. O acordo terá efeito durante o período em que Portugal se mantiver em estado de emergência devido ao Covid-19.. A frota é composta por três Ford Puma Hybrid, um dos novos Ford Kuga, três Ford Focus, um Ford Mondeo, um Ford Galaxy e uma Ford Ranger Raptor. Os veículos darão apoio a operações no âmbito da Saúde e Apoio Humanitário.
Caso a situação se agrave, numa segunda fase, toda a rede de concessionários colocará à disposição da Cruz Vermelha Portuguesa os veículos que tenha disponíveis para apoiar as atividades levadas a cabo a nível local.
Hyundai reforça centros hospitalares
A Hyundai Portugal colocou uma frota de viaturas da marca à disposição de unidades hospitalares, nas zonas mais afetadas pelo Covid-19 em território nacional. Estas viaturas destinam-se a assegurar o transporte de medicamentos, equipamentos e apoio domiciliário, sem constrangimentos.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, o Hospital de São João no Porto, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve são as primeiras unidades hospitalares de referência a receberem viaturas Hyundai.
Esta ação pretende dar resposta a uma necessidade concreta das unidades de saúde pois, com o aumento do número de doentes infetados, necessitam de assegurar rapidamente o apoio domiciliário e o transporte de medicamentos e equipamentos. No contexto atual que vivemos, sentimos que é nossa obrigação moral apoiar os profissionais de saúde, da forma que nos for possível.
Sérgio Ribeiro, CEO da Hyundai Portugal
Toyota facilita mobilidade dos técnicos de saúde
A Toyota Portugal irá colocar várias unidades à disposição de médicos, técnicos de enfermagem e farmácia para facilitar a sua mobilidade e estar junto dos que mais precisam durante este estado de emergência devido à pandemia de Covid-19. O suporte está disponível em dois centros de recolha e entrega de viaturas, nas zonas de Lisboa e Porto. Os profissionais de saúde necessitam preencher um formulário no site da Toyota.
Mazda com as juntas de freguesia no apoio a idosos
A Mazda Portugal, através a sua rede de concessionários, está a contactar as juntas de freguesia de forma a disponibilizar viaturas de demonstração para o serviço à população sénior.
A cedência centrar-se-á nos modelos SUV, como o CX-3, o CX-30, ou o CX-5, por serem propostas melhor preparadas para, por exemplo, aceder mais facilmente às aldeias e locais mais remotos de Portugal. O projeto deverá prolongar-se pelos próximos três meses, ou seja, de abril a junho.
Como é do conhecimento de todos, são crescentes as necessidades da população mais idosa, em termos do apoio domiciliário que necessitam, nomeadamente ao nível da entrega de bens alimentares e de medicamentos.
Pedro Botelho, diretor de Vendas e Marketing da Mazda Motor de Portugal
A Câmara Municipal de Lisboa recebeu também algumas viaturas cedidas pela Brisa, BMW e EMOV/Free2Moove que ficam ao serviço das juntas de freguesia para apoiar na distribuição de bens.
Iniciativas multiplicam-se no setor automóvel
A Autoeuropa, em Palmela, e a Mitsubishi Fuso Trucks Europe, no Tramagal, estão a produzir viseiras de proteção para serem utilizadas por profissionais de saúde, também no combate à pandemia.
Fora do país, mas igualmente no combate à pandemia do COVID-19, outras marcas e empresas do setor automóvel anunciaram diversos tipos de apoio. Uma das primeiras foi a chinesa BYD, fabricante de automóveis que passou a produzir máscaras. Marcas como a General Motors (GM), Ford, Toyota, Tesla, SEAT, Daimler, Volkswagen, o grupo PSA, Ferrari e a Fiat Chrysler já estão a produzir ventiladores ou a apoiar logisticamente os habituais fabricantes.