Depois de apresentada a limitadíssima versão GTA, a Alfa Romeo, a comemorar 110 anos, mostra agora os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio. As novidades centram-se no interior e acompanham as recentes alterações nas respetivas gamas Giulia e Stelvio. Razões mais do que suficientes para podermos voltar a deitar às mãos a um destes Quadrifoglio. Ainda se recorda do nosso ensaio ao Giulia?
Muita tecnologia de apoio à condução
Acompanhando as modificações entretanto executadas na restante gama, os Alfa Romeo Giulia e Stelvio Quadrifoglio viram o seu pacote tecnológico ampliado com a inclusão do sistema ADAS. Este permite aos modelos da marca de Arese um novo conjunto de ajudas à condução que correspondem ao nível 2 de condução autónoma. Assim, temos a assistência à manutenção na faixa de rodagem, o controlador de ângulo morto, o Cruise control ativo com função stop-go, o reconhecimento de sinais de trânsito e a assistência em engarrafamentos.
Mais qualidade no interior e novo info-entretenimento
No interior das versões Quadrifoglio, a qualidade dos materiais sofreu uma melhoria, tal como o isolamento face aos ruídos de rolamento. O volante de três raios tem um desenho totalmente novo e a manete da caixa de velocidades passa a ser revestida a pele. O info-entretenimento é também ele totalmente novo, e possui um novo controlador rotativo na consola central, bem como duas novas teclas de atalho. Finalmente! Os espaços de arrumação foram ampliados e já é possível carregar o smartphone sem fios.
Foi também adicionado um novo menu que mostra tempos por volta e as temperaturas da mecânica. Felizmente as fabulosas patilhas de controlo da caixa automática mantém-se inalteradas.
Se no interior temos novas cores, e a possibilidade de revestir os bancos a pele, no exterior encontramos grupos óticos redesenhados e novas cores, nomeadamente, um novo Vermelho Villa d’Este, um Ocre GT Junior vindo diretamente dos anos 60 e o Verde Montreal que vemos nas fotos que acompanham este artigo.
Novo escape em estreia
Passando à mecânica, não havia nada de errado com os Giulia e Stelvio Quadrifoglio, muito pelo contrario… Segundo a Alfa Romeo o motor 2.9 V6 Biturbo e a caixa ZF de oito velocidades mantém-se iguais, bem como o diferencial autoblocante a suspensão ativa. No entanto, encontramos em estreia (e como opcional) um novo escape Akrapovic de titânio com ponteiras em carbono que fará certamente diferença no som.
Fica por apurar se a Alfa Romeo adicionou aos Giulia e Stelvio QF um comando para mudar o som do escape, independentemente do modo de condução… Recordamos que nas anteriores versões, para se ouvir o som do motor ecoar pelo escape, era necessário ativar o modo Race, e ficar entregue apenas e só às nossas mãos já que todas as ajudas eletrónicas eram desativadas neste modo. Modo kit de unhas…
Neste momento ainda não existem preços para o mercado nacional, mas já podes configurar estes modelos no site italiano.