Instituída em 2015 pelo Clube Escape Livre, a sexta edição da Bolsa de Mérito João Lopes premiou Ana Matilde Magalhães Lopes, a melhor aluna do Curso de Comunicação e Relações Públicas do curso 2017 – 2020. A Bolsa de Mérito João Lopes, criada pelo Clube Escape Livre contou, desde sempre, com a colaboração do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
A bolsa, tem o objetivo de honrar a memória de João Lopes, colaborador e amigo do Escape Livre e figura de referência da cidade e região da Guarda, e ser estímulo a um início de vida profissional, com ampliação de conhecimentos académicos, para que a comunicação seja realizada de acordo com os melhores valores: profissionalismo, honestidade, respeito, responsabilidade e transparência.
O prémio, no valor de 1500 euros, devia ter sido entregue no passado dia 3 de dezembro, data que assinalou o 40.º aniversário do IPG, mas as circunstâncias que vivemos fizeram com que o mesmo, apesar de disponibilizado, tivesse a sua entrega adiada, tal como sucedeu com os restantes prémios, com que o IPG distingue os melhores alunos doutras áreas, o que sucederá logo que seja possível.
Distinguidos com a Bolsa de Mérito João Lopes:
- 2015 – Tatiane Pais dos Santos e Catarina Nunes Rodrigues
- 2016 – Paula Rosa Marques
- 2017 – Catarina Graça
- 2018 – José Luís Correia Lopes
- 2019 – Natacha Maria Fernandes
- 2020 – Ana Matilde Magalhães Lopes
O ano de 2020 foi um ano atípico, pleno de incertezas e dificuldades, nomeadamente, para uma associação como o Clube Escape Livre. O desporto e o turismo, pilares desta instituição, têm sido das áreas mais atingidas pela pandemia, o Clube Escape Livre conseguiu, ainda assim, atribuir a Bolsa de Mérito João Lopes pelo sexto ano consecutivo. Esta, também já está garantida para o próximo ano, com o mesmo valor de 1500€.