Num mundo cada vez mais ligado de forma virtual, a Volvo Cars lançou um novo site, já disponível, denominado Volvo Cars Innovation Portal. O objetivo é ir ao encontro da cada vez maior utilização desse tipo de comunicação. Desta forma, coloca ao dispor dos interessados, de forma gratuita, uma ampla variedade de recursos e ferramentas que permitem que agentes externos criem serviços inovadores e novas apps para os automóveis.
Como consequência do amplo desenvolvimento do software, a Volvo aumenta a possibilidade de o comprador personalizar, de forma mais acentuada, a sua escolha.
Os nossos automóveis estão a tornar-se cada vez mais inteligentes e conectados e, por isso, os nossos clientes estão a aumentar a procura de apps e de serviços, ao mesmo tempo, ao tornarmos estes recursos públicos estamos a apoiar os criadores do seu desenvolvimento, sejam eles internos ou externos à nossa empresa
Henrik Green, responsável da parte tecnológica
Os recursos
Os recursos disponíveis no Volvo Innovation Portal incluem o chamado emulador, elemento útil para projetar, desenvolver, testar e publicar apps, de forma direta no Google Play do automóvel, com a plataforma Extended Vehicle API a surgir pela primeira vez nos carros da marca sueca.
Esta plataforma, em função da autorização dos clientes, permite aos programadores e outros agentes terem acesso aos dados do painel do automóvel, como carga, nível de combustível e distância percorrida, por exemplo.
Mas a Volvo vai mais longe. Em colaboração com a Luminar, empresa que ocupa o primeiro lugar na tecnologia de sensores, a Universidade de Duke e Unity, empresa responsável pela criação e operação de conteúdo 3D em tempo real, criou um modelo de automóvel 3D de produção para download do Volvo XC40 Recharge 100% elétrico, que utiliza sensores LIDAR, que detetam objetos até 250 metros de distância do carro.
Os dados recolhidos serão importantes para a criação de automóveis autónomos, que sejam seguros em velocidades elevadas e em ambientes de tráfego intenso.