Em jeito de reforço das comemorações do 80º aniversário da Jeep, a marca americana acaba de lançar a sua pick-up todo-o-terreno no “Velho Continente”. Com base no best-seller Wrangler, a Jeep Gladiator mantém a mesma versatilidade e a robustez a que estes todo-o-terreno nos têm habituado. Agora com caixa de carga, sem deixar de fora níveis de equipamento exclusivos e limitados.
Quase 30 anos após o lançamento do último Jeep com credenciais e caixa de carga tipo “carrinha” (a Comanche), eis que chega ao mercado europeu a nova Jeep Gladiator. Uma pick-up todo-o-terreno ao estilo americano, que mantém o ADN da Jeep na sua capacidade ímpar de superação em qualquer tipo de terreno.
Desenvolvida com base no Wrangler, a pick-up da Jeep mantém o mesmo chassis de longarinas, dois eixos rígidos com molas helicoidais à frente e atrás, caixa de velocidades e sistema de transmissão. E até permite baixar o para-brisas e retirar portas e tejadilho! Afinal, um Wrangler é um Wrangler!
Jeep Wrangler Rubicon. Até… ao FIM DO MUNDO!
O Jeep Wrangler na versão Rubicon eleva ao expoente máximo as capacidades de ultrapassar todos os obstáculos de uma forma inacreditável.
Já a caixa de carga em aço, de 153 cm de comprimento, tem como extras a capacidade de ter tomada de 230 V, iluminação LED e revestimento pulverizado de proteção. Como opcionais estão ainda coberturas de caixa de carga em tela. Tudo sem esquecer dezenas de outros acessórios da Mopar para personalizar a Jeep Gladiator e tirar ainda mais partido da sua natureza funcional.
E será que vamos encontrar mais easter eggs na nova Gladiator, como encontrámos no Renegade?
Descobrimos (quase) todos os “easter eggs” do Jeep Renegade
Rumámos à aventura ao volante do Jeep Renegade. Num “mar” de concorrência, terá o SUV americano tração suficiente para lhes fazer frente?
Um motor, vários níveis de equipamento
Para a Europa a nova Gladiator vai estar disponível em diferentes níveis de equipamento. Sport, Overland, Launch Edition (limitada a cinco unidades em Portugal), e ainda uma edição especial dos 80 anos Jeep, a 80th Anniversary.
Comum a todas elas, e de série, estão os faróis LED (dianteiros, traseiros e de nevoeiro), um habitáculo à prova de água, câmara e assistência ao estacionamento, sistema de info-entretenimento U-Connect (de 7″ ou 8,4″ com navegação). O interior é completamente lavável e inclui inúmeros espaços de arrumação, como por exemplo por baixo dos bancos traseiros. Estes podem ser também rebatidos até ao pavimento, para facilitar o acesso à zona de arrumação na traseira da cabina.
Também comum a todas as versões está a motorização. Essa fica a cargo do Multijet 3.0 V6 Diesel. Este bloco debita 264 cv às 3600 rpm com 600 Nm de binário entre as 1400 e 2800 rpm. Já na transmissão encontramos uma caixa automática de oito velocidades.
Destreza em qualquer terreno
Todos os níveis de equipamento da pick-up Jeep Gladiator vêm com o selo “Trail-Rated”. O que significa que a destreza se faz sentir em qualquer situação ou piso. Tudo graças ao sistema 4×4 permanente “Selec-Trac”, com caixa de transferência de duas velocidades com relação de redução de 2,72:1 e com relação de transmissão para o eixo traseiro de 3,73.
Em comparação com o Jeep Wrangler de quatro portas, o chassis da Gladiator mede mais 78,7 cm de comprimento. Já a distância entre eixos aumentou em 49,2 cm. A altura ao solo é de 25,3 cm, o que lhe permite ângulos de ataque de 41º, ventral de 18,4º e de saída de 25º, ultrapassando vaus até 76 cm.
Dispõe ainda de tecnologia ‘shift on the fly’, que permite passar de duas rodas motrizes (2WD) para quatro rodas motrizes (4WD) a velocidades até 72 km/h. E em condições normais de condução, o sistema Selec-Trac transfere 100% do binário para o eixo traseiro (2WD).
Já em solo nacional
Já é possível encontrar e encomendar a nova pick-up Jeep Gladiator em solo português, com preços a começar nos 70 mil euros.
TOP 5. Os melhores 4×4 que testámos em 2019
Dos modelos 4×4 que ensaiamos este ano estes destacaram-se pelas capacidades fora de estrada, impressionando de uma forma ou de outra. Os cinco magníficos: