O mais potente dos Mustang está de chegada a Portugal, com uma afinação específica para circuito. O Ford Mustang Mach 1 vê a potência do seu 5.0 l V8 aumentar para 460 cv, tornando-se assim no Ford Mustang mais desportivo de sempre disponível no “velho continente”. Preços e versões neste artigo.
Este é o mais desportivo dos Mustang na Europa, o Ford Mustang Mach 1. Com trato virado para a performance em circuito, inclui afinações no motor 5.0 l V8, desenvolvendo 460 cv de potência às 7250 rpm e 529 Nm de binário às 4900 rpm. Totalmente construído em alumínio, este motor combina um sistema aberto de indução de ar e coletores de admissão de elevado desempenho, corpos de acelerador de 87 mm, injeção de baixa pressão e injeção direta de alta pressão.
Para além disso, os felizes proprietários do Ford Mustang Mach 1 podem optar entre duas transmissões distintas. A primeira delas, manual de seis velocidades da TREMEC, de embraiagem dupla e curso curto, herdada do GT350 (e disponível na Europa pela primeira vez). De igual modo, e para quem prefira transmissão automática, tem disponível uma caixa automática de 10 velocidades “emprestada” da Ford Raptor, com conversor de binário melhorado e calibração específica.
Comum a ambas é a rápida ascensão dos 0-100km/h, que diz a Ford serem de 4,8 segundos para a manual e 4,4 segundos na automática. No sentido inverso, são necessários perto de 32 metros para imobilizar o Mustang Mach 1 dos 100 aos 0 km/h, em ambas as versões. Já a velocidade máxima está limitada a 267 km/h na versão manual, e a 249 km/h na versão automática.
Desenvolvido para a pista
E porque não só de velocidade se faz um desportivo, o Ford Mustang Mach 1 conta com um incremento de 22% de downforce (força descendente) e pinças de travão Brembo™ de seis êmbolos. A suspensão ajustável MagneRide® permite uma maior afinação e ajuste em situações de maior carga, enquanto que as molas e barra estabilizadora oferecem uma maior rigidez.
No capítulo aerodinâmico, inclui novas grelhas duplas superiores, inferiores e laterais para reforçar a refrigeração, um novo difusor aerodinâmico frontal, proteção inferior, spoiler traseiro simples e difusor traseiro para uma otimização da força descendente e equilíbrio aerodinâmico.
A proteção inferior utiliza também aberturas dedicadas para direcionar ar fresco para os travões, que por sua vez contam com um servo-freio mais potente para uma travagem mais aprimorada. As jantes de liga leve de 19″ de cinco raios, específicas da versão, são 13 mm mais largas à frente e atrás, e estão equipadas com pneus Michelin Pilot Sport 4 que conferem uma maior aderência, quer em estrada, quer em pista.
Para melhorar ainda mais a experiência de condução, o Mustang Mach 1 disponibiliza os modos de condução selecionáveis, incluindo os modos Sport e Track, com Track Apps que permitem aos condutores utilizar as funcionalidades de acelerómetro, cronómetro e ainda Launch Control.
Inspirado no passado, desenvolvido no presente
O visual do Ford Mustang Mach 1 foi inspirado no modelo original de 1969, que lhe empresta identidade e referência. Este inclui oito combinações de cor e faixas laterais para a carroçaria e capot, que incluem o cinza “Fighter Jet” com listas em preto/laranja, e o amarelo “Grabber”, com listas em preto/branco.
Por sua vez, os símbolos “Mach 1″ surgem na tampa da bagageira e nos guarda-lamas dianteiros, independentemente da opção de cor. O sistema de escape foi desenvolvido especificamente para o modelo, apresentando quatro ponteiras cromadas de 4,5”, num visual inconfundível e uma sonoridade característica.
No interior, os bancos desportivos em cabedal apresentam costuras cinza “Metal” e emblemas no tablier com o logótipo “Mach 1” e o número de série. No conforto, inclui bancos dianteiros aquecidos e ventilados, conectividade SYNC 3, um sistema de som premium B&O de 12 altifalantes, modem FordPass Connect 6 e ainda um painel de instrumentos digital de 12″.
Há uma razão para o Mustang ser o modelo desportivo mais vendido do mundo, mas o Mach 1 vai colocar o Mustang num nível superior aos olhos dos entusiastas de carros de elevado desempenho deste lado do Atlântico. Em estrada ou em pista, este é o Mustang mais eficaz de sempre a chegar à Europa e é o que mais honra o lendário emblema Mach 1.
Matthias Tonn, Engenheiro-Chefe do programa Mustang Mach 1 para a Europa
Preços para o Mustang Mach 1 em Portugal
O Ford Mustang Mach 1 chega a Portugal com preços a começar nos 109 280€ para a versão de caixa automática. No caso da versão manual, o preço ascende aos 116 210€.