A Cision analisou o impacto mediático e o retorno gerado pelo “Guarda Racing Days”, organizado pelo Clube Escape Livre em parceria com o Município da Guarda, concluindo que 12,4% da população portuguesa esteve exposta à mensagem e o valor financeiro superou os 2 milhões de euros. O “Guarda Racing Days” foi um enorme sucesso desportivo e, confirma-se agora, também mediático.
Os dados foram analisados pela Cision, organização de análise de audiência e avaliação de retorno mediático com enorme reputação. Fica evidente o fantástico impacto deste evento desportivo que reúne quatro categorias de automóveis: Ralis; Todo-o-Terreno, Off Road e SSV.
Números expressivos!
Contas feitas, 12,4% da população portuguesa esteve exposta à mensagem com a imprensa portuguesa a publicar 170 notícias sobre o “Guarda Racing Days”. Já a televisão, emitiu 158 notícias sobre o evento realizado na cidade mais alta. Cada cidadão português foi impactado com a mensagem, em média, quatro vezes, e o retorno total foi de 2.150.142 €!
Só aqui no site do Clube Escape Livre foram publicadas 10 notícias apenas durante os dois dias do evento que abordaram o circuito, os carros, e naturalmente os muito renhidos duelos que ditaram a classificação final. Durante o evento, o site do Clube Escape Livre recebeu mais de 20 mil visitas das quais cerca de 67% corresponderam a novos utilizadores. Mais de 73% dos acessos corresponderam ainda a tráfego orgânico, o que demonstra bem o mediatismo do evento.
O “Guarda Racing Days” conseguiu a impressionante quota de cobertura de 52% na imprensa e 48% na televisão, com os principais canais nacionais a noticiarem o evento organizado pelo Clube Escape Livre em colaboração com o Município da Guarda.
Empenho reconhecido
Estes números aferidos pela Cision provam que o trabalho de promoção e divulgação feito pelo Clube Escape Livre é uma valia para a região e para os seus parceiros. São valores de cobertura mediática, impacto direto da mensagem nos portugueses e financeiros que deixam claro serem os eventos do clube da Guarda a melhor plataforma para a promoção da Beira Interior.
Receber estes números, divulgados pela Cision, é um orgulho. É o sublinhar de um trabalho continuo de 35 anos, assinalados a 12 de setembro, com uma equipa pequena, mas empenhada de colaboradores que foram construindo a imagem forte e de prestígio que temos. Nas provas inscritas na FPAK o objetivo é não só o êxito desportivo, sempre alcançado como uma boa cobertura mediática e a contribuição para a economia local. E se o Guarda Racing Days apresenta estes magníficos resultados, também é verdade que o Slalom de Castelo Rodrigo e o Drift de Pinhel apresentam, também, centenas de milhares de euros de retorno. Vamos, por isso, continuar a trabalhar com confiança redobrada aproveitando para agradecer a todos os parceiros e patrocinadores. Bem Hajam.
Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre