O mercado europeu no mês de outubro voltou a contrair, mas o mais interessante foi a forma como a Stellantis vendeu mais que o grupo VW e o modelo mais vendido acabou por ser o… Peugeot 2008. Para adicionar insulto ao prejuízo, o Volkswagen Golf nem sequer ficou entre os dez modelos mais vendidos na Europa em outubro.
Porém… A perturbação do mercado por via da crise dos semicondutores, a espuma de uma pandemia que teima em não desaparecer, uma estratégia que todos decidiram abraçar apostando todas as fichas nos modelos mais rentáveis e, claro, a teoria de Carlos Tavares que diz os clientes pagam mais se tiverem mais, levando os preços a inflacionarem.
Por tudo isto não é enorme surpresa ver o Peugeot 2008 a liderar as vendas em outubro. É um SUV compacto, o segmento em maior crescimento, tem uma oferta ampla de motores com opções a gasolina, gasóleo e 100% elétrico. Uma estratégia do tiro de salva que acaba por verter em favor do 2008.
Peugeot e-2008. Conduzimos o B-SUV elétrico mais vendido ⚡
Será o Peugeot e-2008 uma proposta tão válida que já lhe atribuiu o estatuto de modelo elétrico mais vendido no mercado nacional? Fomos comprovar!
Não despercebendo o facto do Volkswagen Golf ser o carro mais vendido no Velho Continente nos primeiros dez meses de 2021 com uma vantagem de 22 mil unidades face ao segundo mais vendido, o Toyota Yaris, há uma reflexão a fazer sobre os resultados de outubro.
Contas feitas
A Volkswagen terá de perceber se as 11 174 unidades vendidas em outubro são fruto da crise dos semicondutores, à quebra da produção ou se está na hora de mudar o ADN do carro e deixar de o evoluir na continuidade e criar um novo paradigma. Convirá lembrar que o Golf não ficou nos dez mais vendidos em outubro e que ao longo do ano foi várias vezes batido para o posto de mais vendido.
E para cúmulo, o modelo da VW mais vendido foi o T-Roc com 12. 16 unidades, deixando claro que os SUV reinam no Velho Continente e quanto a isso… batatas!
Ano novo, vida nova. Volkswagen T-Roc renova-se para 2022
Com mais de 1 milhão de unidades vendidas, a VW faz uma ligeira renovação ao modelo “made in Portugal” já a partir de 2022. Eis o novo T-Roc!
E vejam lá que o modelo mais vendido da Volkswagen é apenas 9º classificado atrás de modelos como o Fiat 500 ou o Fiat Panda! E com o Opel Corsa no oitavo lugar e os Peugeot 2008 e 208 em 1º e 5º, não estranha que a Stellantis tenha batido o grupo Volkswagen nas vendas de outubro.
Stellantis agiganta-se!
Tudo isto num mercado em profunda contração devido á crise dos semicondutores, mas onde a Stellantis continua a agigantar-se e com uma estratégia de controlo absoluto dos custos, foco nos modelos mais rentáveis e subida dos preços, o grupo liderado por Carlos Tavares continua a melhorar a margem de lucro operacional e começa a mostrar músculo para daqui a alguns anos lutar face a face com o grupo Volkswagen.
Adeus FCA. Adeus PSA. Olá Stellantis!
A fusão PSA/FCA está consumada. Nasce o quarto maior fabricante de automóveis do mundo, a Stellantis. Italianos e Franceses unem-se, mas “ao volante” vai um português!
O grupo alemão está a investir loucamente na mobilidade elétrica e tem gamas paralelas que se entrecruzam e canibalizam. Por isso os resultados estão a escorregar e não era nada disto que desejavam os responsáveis do grupo alemão.
Naturalmente que as contas fazem-se no final e a Volkswagen e o Golf vão estar a encimar as tabelas dos mais vendidos. Porém, o cerco vai-se fazendo e, em 2020, o grupo VW perdeu o primeiro lugar das vendas mundiais para a Toyota.