A edição 2022 do Carro do Ano Troféu Volante de Cristal sorriu à Peugeot, quase uma extensão do que sucedeu no mercado nacional. A casa de Sochaux dominou o mercado nacional em 2021 e levou para casa três troféus da edição 2022 do Carro do Ano Troféu Volante de Cristal: Carro do Ano, Híbrido do Ano e Desportivo do Ano. Remate de um ano de fulgor por parte da marca hoje parte da Stellantis.
A nova geração do Peugeot 308 convenceu os 20 jurados, jornalistas representantes de vinte órgãos de comunicação social, que lhe outorgou o premio de Carro do Ano Troféu Volante de Cristal 2022. Desta forma, a mais recente geração do modelo do leão sucede ao SEAT Leon, vencedor em 2021.
Peugeot 308 chegou às dez gerações após 90 anos de história
Chegou ao mercado nacional no final de 2021 e deu continuidade à “Série 300” construindo, assim, a mais rica história dos modelos da Peugeot.
Peugeot vence com o novo 308
E se ganhou o prémio mais cobiçado de Carro do Ano, o 308 ainda levou para casa o troféu de híbrido Plug-In do ano. Por seu turno, o Peugeot 508 PSE (Peugeot Sport Engineering) conquistou o galardão de Desportivo do Ano.
O Peugeot 308 venceu depois de fazer parte do grupo de 22 modelos lançados em 2021 e chegar aos sete finalistas escolhidos pelo júri do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal. Contas feitas à votação dos jurados, o Peugeot 308 ficou na frente dos seus seis adversários: CUPRA Born, Hyundai Ioniq 5, Kia EV6, Nissan Qashqai, Skoda Enyaq iV e Toyota Yaris Cross.
Sendo um híbrido Plug-In, o Peugeot 308 venceu, também, o galardão de “Híbrido Plug-In” do ano. Já na categoria “Desportivo do Ano”, o vencedor foi o Peugeot 508 PSE, o híbrido desportivo da Peugeot.
No que diz respeito ao troféu “Car of the Year“, ou seja, “Carro do ano europeu”, o Peugeot 308 ficou em 4º lugar. O mais alto lugar do pódio foi conquistado pelo Kia EV6, seguido do Renault Mégane E-Tech e do Hyundai IONIQ 5.
Os outros vencedores
Quanto à lista de vencedores da edição 2022 do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, foi a seguinte:
- Citadino do Ano – Hyundai Bayon
- Elétrico do Ano – Kia EV6
- Híbrido do Ano – Toyota Yaris Cross
- Familiar do Ano – Skoda Enyaq iV 80
- Grande SUV do Ano – Kia Sorento PHEV
- SUV compacto do Ano – Nissan Qashqai MHEV
A organização do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal submeteu ao escrutínio dos jurados um grupo de tecnologias associadas à indústria automóvel. O vencedor foi o projeto “Easy Ride” desenvolvido pela Bosch Car Multimédia sediada em Braga.
Quanto à Personalidade do Ano, a organização elegeu Miguel Sanches, vice-presidente de operações da VW do Brasil e América do Sul.