A Porsche anunciou maior ambição para a transição elétrica. Numa altura em que o seu capital poderá ser colocado em bolsa pelo Grupo Volkswagen, a casa de Weissach quer mais. Apoiada no sucesso do Taycan, a Porsche anunciou objetivos mais ambiciosos para a mobilidade elétrica. A casa alemã quer que 80% das suas vendas em 2030 sejam de modelos elétricos!
Foi durante a conferência anual que Oliver Blume, CEO da Porsche, fez o anúncio: mais de 80% de todos os carros da Porsche serão elétricos em 2030.
Porsche anunciou mais vendas de modelos elétricos
Naturalmente que Blume se referia a modelos eletrificados, ou seja, contam para esta cifra os modelos híbridos Plug-In. Paralelamente, a Porsche anunciou, através do diretor financeiro, Lutz Meschke, mais uma novidade. O compromisso da Porsche em manter, a longo prazo, uma margem de lucro operacional de 15%. Recordamos que em 2020 essa margem foi de 16%, um aumento face a 2020 onde a margem de lucro operacional foi de 14,6%.
Por outro lado, a VW e a Porsche SE encontram a forma de colocar parte do capital da Porsche em bolsa. A empresa tem uma avaliação que pode alcançar 90 mil milhões de euros.
Porsche quer vender 25% capital
A ideia dos responsáveis é vender 25% de ações preferenciais mais uma ação ordinária da Porsche AG à Porsche SE, entregando 49% dessa venda aos acionistas da VW como dividendo especial.
Lembramos que a Porsche é uma das marcas mais rentáveis no mundo e um dos motores do Grupo VW. A marca de Weissach tem vindo a valorizar-se, a aumentar as vendas de uma forma consistente. Uma verdadeira história de sucesso.
Porsche anunciou 718 Boxster… 100% elétrico
O 718 Boxster será 100% elétrico já em 2025, aproveitando o embalo conferido pelo sucesso do Taycan. Mas há mais! Simultaneamente, o Porsche 911 vai receber uma versão híbrida.
Lutz Meschke, o diretor financeiro da Porsche, referiu durante a reunião anual que espera que os modelos elétricos sejam tão rentáveis como os modelos com motor de combustão interna num espaço de três anos.
Já alcançámos lucro de duplo dígito com o novo Taycan e estamos a trabalhar afincadamente para chegar ao lucro que tínhamos nos modelos com motor de combustão interna.”
Lutz Meschke, diretor financeiro da Porsche
Os 718 Boxster/Cayman juntar-se-ão ao Macan elétrico
No mesmo sentido, Oliver Blume confirmou que, para já, o 911 receberá uma variante híbrida. Mas não revelou datas de comercialização e que tipo de híbrido será. Nem sequer se assistiremos ao mesmo passo dado com os motores turbo do 911. Ou seja, se todos os modelos serão híbridos.
Finalmente, Oliver Blume confessou que a Porsche está a pensar na entrada na Fórmula 1, e está em conversações com a Apple para estender a sua cooperação e trabalhar na condução autónoma.