A origem dificilmente poderia ser mais relevante. A Prodrive é um dos nomes mais respeitados e admirados no mundo do desporto automóvel e de onde surgiram icónes como os Subaru Impreza WRC ou os modernos Aston Martin GTE. Agora é a vez de trazer ao mundo o primeiro “hipercarro” offroad, na forma do impressionante Prodrive Hunter.
Pela mão de Monsieur Loeb
Se, como nós, seguiram a edição deste ano do mítico Rali Dakar, facilmente ficaram admirados com os novos carros da classe T1+. Mais altos, mais largos e com enormes pneus de 37 polegadas, os supra-sumo do todo o terreno mundial não deixaram ninguém indiferente.
Dakar 2022: Al-Attiyah vence pela quarta vez, Sunderland ganha nas motos
Terminou o Dakar 2022 sem surpresas. Nasser Al-Attiyah venceu a prova pela 4ª vez, enquanto nas motos a GasGas estreia-se com Sam Sunderland.
Aparentemente, a boa impressão foi tanta que a Prodrive decidiu pegar no seu BRX Hunter e criar, o que apenas podemos descrever, como um verdadeiro monstro matriculado.
Muitas pessoas em áreas remotas, especialmente no Médio Oriente, praticam muita condução no deserto por desporto. Existe uma grande cultura todo-o-terreno. Pareceu-nos lógico propor um carro com estas características e o príncipe herdeiro (do Bahrain) mostrou o seu interesse em ser o nosso primeiro cliente.
David Richards, Chairman da Prodrive
Construído em volta do chassis tubular que Loeb, Roma e Terranova levaram ao extremo na Arábia Saudita, o Prodrive Hunter partilha também a carroçaria desenhada por Ian Callum, assim como a proeminente asa traseira.
No campo da suspensão, mantém-se a configuração de duplo amortecedor com curso extra longo, que nesta versão assenta 100mm mais baixa que no modelo de competição. Por baixo encontramos também o mesmo sistema de macacos pneumáticos do BRX, ideal para aquele atascansos comuns na ida para o trabalho.
O bloco V6 de origem Ford mantem-se lá a frente, logo atrás do eixo frontal. Nesta interpretação é possível extrair 650 cv de potência, mais 200 cv que o permitido pela FIA, no regulamento de competição. Toda a potência é transmitida às quatro rodas de forma permanente, através de uma caixa sequencial de seis velocidades.
Tudo isto significa um tempo dos 0-100 km/h em cerca de quatro segundos e uma estonteante velocidade máxima de 301 km/h!
Interior mais civilizado
Lá dentro, o espartano interior foi alterado, eliminando os instrumentos de navegação no lado direito do habitáculo. Existe agora uma consola central que engloba o sistema de info-entretenimento, assim como vários controlos como é o caso da climatização.
À frente do banco do condutor surge um volante multi-funções que permite controlar vários sistemas como os faróis e o limpa para-brisas, bem como um painel de instrumentos 100% digital onde é possível monitorizar todos os parâmetros do Prodrive Hunter.
Foi também feito um esforço para melhorar o conforto dentro do habitáculo. Para isso foram introduzidas várias camadas de isolamento acústico por toda a cabine, assim como novas baquets mais confortáveis e sem todas as perturberâncias exigidas pela Federação Internacional do Automóvel.
Caso o cliente assim o deseje, é também possível adicionar espaço para bagagem. Para tal, é necessário sacrificar parte do depósito de combustível, capaz de armazenar 480 litros de gasolina, na sua configuração normal.
Por fim, falta apenas dizer que a produção do Prodrive Hunter estará limitada a 25 unidades, cada uma com um preço base de cerca de 150 000€. A este valor acrescem ainda impostos. A primeira unidade, essa, já está destinada ao Principe Salman bin Hamad Al Khalifa, herdeiro do trono do Bahrain.