O Troféu C1 Learn & Drive deu o pontapé de saída da temporada 2022 com a estreia do Troféu Mini-Endurance. Uma novidade da competição organizada pela Motor Sponsor e que começou com oito carros na categoria PRO e onze Citroën C1 na categoria AM. Não faltou animação dentro e fora da pista tendo-se registado repartição de vitórias na classe PRO para as equipas Manahu Care – Gianfranco Motorsport e WallUp WoodLab e um duplo sucesso para a Razão Automóvel na categoria AM.
Conforme o calendário homologado, o Troféu C1 Learn & Drive estreou no Autódromo do Estoril o troféu Mini-Endurance. E, uma vez mais, os irreverentes C1 deram espetáculo na pista.
Primeiramente, o momento de destaque surgiu na sessão de qualificação, com Bernardo Manahu (em equipa com Gonçalo Manahu) a rubricar a “pole position” entre os PRO. A estreante Bugaparts Motorsport com Rui Nunes (acompanhado de Samuel Eufrásia) foi a mais rápida entre os AM.
Trofeu C1 Learn & Drive: primeira corrida emocionante
Bernardo Manahu aproveitou a “pole position” e com maior ou menor dificuldade foi líder da luz à bandeira. Da mesma forma, a equipa WallUp WoodLab, com Pedro Antunes ao volante (acompanhado por Jorge Passanha e Gonçalo Gaivão) fechou a corrida no segundo lugar, fechando o pódio a Torres Racing Team. Os campeões da categoria AM estrearam-se na PRO com Pedro Perino (em conjunto com João Ventura) a rubricar o terceiro lugar.
Por outro lado, bem diferente foi a corrida na categoria AM do Troféu C1 Learn & Drive. Guilherme Costa (acompanhado de Diogo Teixeira na Razão Automóvel), Sérgio Azevedo (com João Pedro Vintém na Casa da Eira) e Pedro Gil (Inetum Interphysix com Miguel Sequeira) andaram a corrida toda em grandes lutas. Porém, terminaram a corrida no Circuito do Estoril pro esta ordem.
Corrida 2 com a mesma receita da Corrida 1
De maneira idêntica, assistiu-se a uma segunda corrida do Troféu C1 Learn & Drive com enorme luta pela primeira posição da corrida e da categoria PRO. A Manahu Care – Gianfranco Motorsport, a WallUp WoodLab e a Torres Racing Team estiveram envolvidas nessa luta sem quartel.
Frequentemente assistimos a ultrapassagens, quase curva a curva. Um comboio na reta da meta com toques à mistura. Enfim, a vitória sorriu a Jorge Passanha e Gonçalo Gaivão (WallUp WoodLab) na frente de Gonçalo Manahu (Manahu Care – Gianfranco Motorsport) e de João Ventura (Torres Racing Team).
Por fim, na categoria AM, as coisas foram muito diferentes e a classificação final acabou decidida na secretaria. Na pista a Casiraghi Cars 88 ganhou. Mas ao não servir uma penalização de “Drive Thru”, acabou por atirar a equipa para o 5º lugar. Desta forma, a Razão Automóvel, com Diogo Teixeira ao volante, capitalizaram mais uma vitória. Seguriam-se a Bugaparts Motorsport e o carro dos estreantes da C1 Academy Razão Automóvel. Diogo Salvador e André Marques, cumpriram a estreia na competição, e logo com um pódio.