Carregamento extra rápido? Pode ser já hoje que ontem já era tarde, dirão os utilizadores de veículos elétricos! Olhando pelo retrovisor um dos travões à mobilidade elétrica era a autonomia. Porém, rapidamente, a ansiedade mudou-se de armas e bagagens para o tempo de carregamento. E a verdade é que raramente algum modelo consegue carregar 80% da bateria em menos de trinta minutos. A StoreDot, empresa israelita, desenvolve tecnologia que vai permitir carregar 160 km de autonomia em apenas 5 minutos! A Volvo acredita e investiu na empresa.
Carregamento extra rápido tem sido um “sonho” da maioria dos construtores que investem de forma maciça na mobilidade elétrica.
160 km de autonomia em 5 minutos!
É uma ideia da StoreDot. Uma empresa israelita que desenvolve tecnologia de baterias de carregamento extra rápido. O seu trabalho foi reconhecido pela Volvo que, usando o seu fundo de capital de risco (a Volvo Cars Tech Fund) investiu na casa israelita.
O alvo é, claro, ser das primeiras a oferecer a possibilidade de chegar a um carregador e recuperar 160 km de autonomia em… apenas cinco minutos!
Simultaneamente, a Volvo deseja colaborar com a StoreDot no desenvolvimento de inovadoras tecnologias de baterias e assim alargar autonomia e reduzir tempos de carregamento.
Tanto quanto foi dado a conhecer, este investimento da Volvo está ligado ao facto de a marca sueca querer tornar-se um construtor de automóveis exclusivamente elétrico até 2030. Dessa forma e com a ajuda da StoreDot, a Volvo vai acelerar o tempo de comercialização da tecnologia e passar à produção em massa até 2024.
Rede de colaboração da Volvo com a Northvolt e a StoreDot
A Volvo tem uma “joint venture” em termos de baterias com a Northvolt, fabricante de baterias sueco. Agora, o desenvolvimento da tecnologia da StoreDot junta-se ao trabalho da Northvolt para tentar oferecer à Volvo superioridade neste particular.
Enfim, a Volvo acaba por seguir a estratégia de não colocar todos os ovos no mesmo cesto. Com a StoreDot, o foco é o desenvolvimento de uma tecnologia única de ânodo dominante de silício e integração de software relacionado. O desejo é o carregamento extra rápido e chegar aos tais 160 km em cinco minutos.
Por seu turno, a Northvolt desenvolverá as baterias para acederem a esta carga ultra rápida e no aumento da autonomia, e estará encarregue da produção dessas baterias de nova geração, especificamente desenhadas para os Volvo e os Polestar.
Em síntese, a Volvo planeia uma nova família de automóveis exclusivamente elétricos. A transição para a eletrificação total faz parte da ambição da casa sueca em ser uma empresa neutra para o clima em 2024.