Pela 18ª vez a LeasePlan, multinacional líder de mercado em renting com 1.8 milhões de veículos sob gestão a nível mundial presente em 30 países, elegeu em Portugal aquele que é o “Carro Frota do ano”. Avaliando quatro tipos de motorizações distintas, 100% elétrico, híbrido plug-in, gasolina e Diesel, para cada um dos quatro segmentos mais representativos, “Utilitário SUV”, “Pequeno Familiar”, “SUV Médio” e “Médio Familiar”, o grande vencedor do Carro Frota 2022 foi o Mercedes-Benz A250e.
Durante a cerimónia realizada no dia 25 de maio e apresentada por Andreia Rodrigues, onde o Escape Livre marcou presença, estiveram vários responsáveis de marcas e ainda dois ex-pilotos de Fórmula 1, Pedro Lamy e Rubens Barrichello.
A pontuação dividiu-se entre uma parte qualitativa (50%), avaliada por um Júri composto por 20 Clientes frotistas, empresas nacionais e multinacionais, que analisaram uma série de critérios como o habitáculo, o conforto e a estética, o motor e a dinâmica, e uma outra parte quantitativa (50%) avaliada exclusivamente tendo em conta o custo total de utilização de cada uma das viaturas (TCO).
Estamos a viver um momento crítico e de grande aceleração em termos de transição para a mobilidade elétrica, por isso incluímos, pela primeira vez, na edição deste ano os VE como uma das motorizações a testar em todas as categorias. Estamos orgulhosos de assumir a responsabilidade em eleger o melhor carro frota há 20 anos com base em critérios da máxima independência e rigor
António Oliveira Martins
A seleção dos modelos para avaliação do Carro Frota, neste caso os 15 finalistas, foi realizada tendo em conta as vendas LeasePlan, as vendas do mercado automóvel (ACAP) e o TCO (Total Cost of Ownership), considerando que a LeasePlan gere mais de 10 000 Clientes e tem 114 mil veículos sob gestão dos quais 60 mil são em renting de sua propriedade.
Estes são TODOS os comercias elétricos para profissionais ⚡⚡
Dos comerciais ligeiros aos grandes furgões, estes são os comerciais elétricos para os profissionais disponíveis no mercado.
Finalistas e vencedores
Os finalistas do Carro Frota 2022 para cada um dos segmentos e em cada uma das motorizações (elétrico, plug-in, gasolina e Diesel) foram:
- Utilitário SUV – Opel Mokka-e, Renault Captur E-Tech, SEAT Arona 1.0 TSI e Peugeot 2008 BlueHDi.
- Pequeno Familiar – Nissan Leaf, Mercedes-Benz A250e, SEAT Leon 1.0 TSI e BMW 116d.
- SUV Médio – Kia eNiro, Peugeot 3008 Hybrid, Nissan Qashqai e SEAT Ateca.
- Médio Familiar – Tesla Model 3, BMW 320e Touring, Peugeot 508 SW BlueHDi.
Desta forma, os vencedores do Carro Frota 2022 para cada uma das categorias foram:
- Utilitário SUV – Peugeot 2008 1.5 BlueHDi
- Pequeno Familiar – Mercedes-Benz A250e
- SUV Médio – Kia eNiro
- Médio Familiar – BMW 320e Touring
Contudo, não deixa de ser curioso o facto de apenas um destes quatro vencedores estar atualmente em pleno no mercado. A Peugeot já descontinuou a versão Diesel para o SUV 2008. A Mercedes-Benz está com dificuldades para entrega do A250e, na medida em que toda a produção do modelo já se encontra vendida, havendo mesmo algumas encomendas a serem canceladas. Em relação ao Kia Niro já conhecemos a nova geração que chegará ao mercado em breve.
Por fim, destes apenas a BMW 320e Touring que venceu a categoria “Médio Familiar” com a motorização híbrida plug-in, está disponível no mercado sem restrições, a não ser os enormes prazos de entrega que se verificam atualmente.
Carro Frota 2022
No entanto, o grande vencedor da noite acumulou o prémio na sua categoria, com o prémio máximo, tendo sido eleito o “Carro Frota 2022”. Falamos do Mercedes-Benz A250e que nós já ensaiámos. Sem dúvida alguma, um prémio mais do que merecido.
Regressei aos ensaios da MELHOR FORMA com o Mercedes-Benz A250e (plug-in)
O mais pequeno da família Mercedes-Benz também não escapou à eletrificação. O resultado é o A250e, um Classe A híbrido plug-in que promete o melhor de dois mundos.
Sobre o prémio “Carro Frota”
A seleção dos modelos para avaliação do Carro Frota, neste caso os 15 finalistas, foi realizada tendo em conta as vendas LeasePlan, as vendas do mercado automóvel (ACAP) e o TCO (Total Cost of Ownership), considerando que a LeasePlan gere mais de 10 000 Clientes e tem 114 mil veículos sob gestão dos quais 60 mil são em renting de sua propriedade.