Marcámos presença no Caribbean MINI Fest, o primeiro festival MINI do país, que se realizou no passado fim-de-semana na Lionesa Business Hub. Mais de duas centenas de MINI e cerca de 500 fãs da marca reuniram-se sobre o lema “Life is short, enjoy the ride”.
Com o intuito de juntar todos no mesmo espaço, o ponto de encontro estava marcado a partir das 10h no maior e mais dinâmico “business hub” da indústria em Portugal. A equipa do Escape Livre, rumou de Lisboa ao Porto a bordo de um MINI Cooper S John Cooper Works GP de primeira geração. Para os amigos, ou mais conhecedores, um GP1. Cumprimos o horário com pontualidade britânica, ou não fosse a MINI uma marca de terras de sua majestade. Contudo, ao chegarmos à Lionesa Business Hub, o enorme parque de estacionamento da antiga fábrica de sedas já se encontrava muito colorido e animado!
O check-in foi feito ainda dentro do nosso MINI. Aqui todos os participantes receberam a última edição da nossa Escape Livre Magazine com a capa da autoria do artista Ricardo Santos da Ricardo Fine Car Artwork. Depois disso foi nos indicado o local de estacionamento para o nosso MINI, junto das restantes edições especiais e limitadas.
220 MINI, alguns especiais
MINI é MINI, seja ele qual for. Gasolina, Diesel, elétrico, hatch, cinco portas, Clubman, Countryman, Cabrio, e neste caso não faltaram sequer exemplares dos mais raros, e já descontinuados, como o Coupé, o Roadster e o Paceman. Toda a família MINI esteve presente! No entanto, destacamos um MINI John Cooper Works World Championship 50, um dos 500 produzidos. Um MINI Cooper S Goodwood produzido em colaboração com a Rolls-Royce, um dos 1000 produzidos, e também um mais recente MINI JCW 60th Anniversary Edition.
Surpreendentemente, para além do nosso MINI John Cooper Works GP, estiveram ainda presentes dois MINI JCW GP de segunda geração (GP2) e três MINI JCW da mais recente geração (GP3). Isto claro, sem esquecer as origens do modelo, com os clássicos a marcarem presença com o seu charme. Aqui destaque para duas MINI pick-up, também elas em estado irrepreensível.
Uma coisa é certa, por entre os 220 MINI presentes no evento, não havia um igual ao outro, e muitos com as suas próprias alcunhas, provando que a MINI é uma marca diferente. Para muitos, mais do que um automóvel, um estilo de vida!
Conosco levámos também o MINI do Duarte. Uma pequena réplica do nosso MINI GP1 que foi também o centro de muitas atenções. Para os menos conhecedores, recordamos que qualquer uma das edições MINI GP dispõe apenas de dois lugares, motivo pelo qual o pequeno Duarte não pôde estar presente. Contudo, e apesar de se ter estreado com o nosso Volvo XC40 elétrico, parece também já ter uma paixão pelo modelo criado por Sir Alec Issigonis. Porque será?
De Norte a Sul e para lá fronteiras
O estacionamento da Lionesa Business Hub foi enchendo com participantes vindos um pouco de todo o país. O mais aventureiro chegava de Sagres, percorrendo cerca de 600 km para cada lado. Contudo, e ainda que abdicando do seu MINI, não faltaram participantes de Espanha, Holanda, e do Reino Unido. Enquanto se trocavam as primeiras impressões, conheciam algumas caras novas e se reencontravam outras tantas, já se ouviam os primeiros Pops&bangs tão característicos dos modelos britânicos. Bom, pelo menos dos movidos a gasolina. Pouco depois chegava o ponto mais alto do dia, a MINI Ride.
Escoltados pelas forças policiais, a enorme caravana com mais de duas centenas de MINI percorreu o percurso delineado. A sucessão de curvas da Serra de Vilar de Luz e o Túnel do Aeródromo da Maia fizeram naturalmente as delícias de todos, imediatamente antes de chegar ao Aeródromo da Maia, onde houve nova reunião. Aqui a dificuldade foi conseguir “encaixar” todos no mesmo espaço que de repente parecia pequeno. Uma vez todos reunidos e registado o momento, e após mais algum convívio, a caravana do Caribbean MINI Fest seguiu de novo para a Lionesa Business Hub.
Música, prémios e test-drives
Logo após a chegada, decorreu o almoço entre os vários restaurantes disponíveis no espaço, e ao qual se seguiram bons momentos de convívio ao som de vários hits escolhidos pelo Dj de serviço. Esteve ainda presente praticamente toda a gama de modelos MINI da Caetano Baviera para test-drives que decorreram durante toda a tarde. Por outro lado, esteve também presente a equipa MINI Genius para responder a todas as questões sobre equipamento, tecnologia e configurações MINI.
Antes do regresso a casa de alguns, houve ainda tempo para distribuição de prémios atribuídos pelos próprios participantes. Para além dos selecionados pela organização do Caribbean MINI Fest, nós destacaríamos ainda “O mais aventureiro” e “O mais ousado”. O primeiro para aquele que rumou de Lisboa até Leça do Balio no seu MINI Cooper SE, numa ainda autêntica odisseia, carregando-o nos carregadores disponíveis no espaço da Lionesa Business Hub. O segundo para nós próprios. Convenhamos que o MINI Cooper S JCW de primeira geração não é nem o mais confortável, nem o mais económico para fazer 700 km no mesmo dia! Contudo, é inegável que valeu a pena ter aceite o convite da organização para marcar presença. Pelo convívio, partilha de experiências, amizades e boa organização.
Por fim, rumámos nós a casa. Com mais algumas amizades no bolso, outros tantos contactos, e com toda a certeza que o próximo será ainda maior e melhor, e que o pequeno Duarte irá conosco. Afinal, lá diz o ditado… “é de pequenino que se torce o pepino!”