A Peugeot acaba de anunciar a sua primeira carrinha 100% elétrica. Contudo, esta nova versão estende-se também à berlina. São 156 cv de potência e um consumo de energia de 12,7 kWh/100 km. As novas versões elétricas só estarão disponíveis em 2023, juntando-se às versões híbridas e promovendo a eletrificação da gama da casa de Sochaux. A autonomia, dependendo do nível de equipamento, é superior a 400 km (WLTP).
A primeira carrinha elétrica da Europa
A Peugeot é o primeiro fabricante europeu a lançar uma carrinha 100% elétrica. Para o Peugeot 308 elétrico, a casa francesa não deitou mão à unidade de potência utilizada pela Stellantis, mas oferece uma unidade totalmente nova. Esta debita 115 KW, ou seja, 156 cv e consoante o equipamento, uma autonomia de 400 km ciclo WLTP).
Os novos modelos têm jantes novas de 18 polegadas especificas das variantes 100% elétricas. Isto porque foram pensadas exclusivamente para oferecer um desempenho aerodinâmico de excelência, importante na hora de alargar a autonomia.
Já conduzimos a nova Peugeot 308 SW. Todos os detalhes aqui.
A Peugeot acaba de colocar no mercado a versão carrinha do seu modelo para o segmento C. Senhoras e senhores, esta é a nova Peugeot 308 SW.
Motorização e baterias novas
Para além do motor elétrico totalmente novo, o sistema utiliza uma bateria de nova geração com 54 kWh (51 kWh úteis). Uma nova composição química resulta numa fórmula final da bateria de 80% níquel, 10% manganês e 10% cobalto. Funciona a 400 volts e a autonomia é superior a 400 km. Reclama a Peugeot!
Os novos modelos Peugeot 308 elétricos contam com todos os detalhes dos outros, nomeadamente, o Peugeot i-Cockpit e a ergonomia escolhida desde os primeiros passos do projeto.
Eficiência é a palavra-chave para o Peugeot e-308
Os engenheiros da Peugeot tiveram como preocupação ambiental a eficiência. Assim, combinaram-se esforços no que toca à motorização, bateria, aerodinâmica (com a otimização das seções dianteira e traseira), otimização do peso e redução das perdas por atrito.
Contas feitas, o consumo energético do novo Peugeot 308 elétrico é de apenas 12,7 kWh/100 km e os três modos de condução (ECO, Normal e Sprint) ajudam a gerir o fluxo de energia. Os Peugeot e-308 e-308 SW utilizam, também, o modo Brake que otimiza as travagens para regenerar mais energia na travagem e na desaceleração.
O carregador trifásico de bordo é de série, tem uma potência nominal de 11 kW. Assim sendo, aceita todos os modos de carregamento. Num posto público com 100 kW de potência de carregamento, pode levar a bateria entre os 20 e os 80% da carga em menos de 25 minutos.
Ênfase na qualidade de construção, destaca os Peugeot 308 e e-308, com uma longa lista de auxílios à condução, e outros equipamentos. Existe ainda a oportunidade de comprar os novos Peugeot e-308 online via internet no site de vendas online da casa francesa.
A partir do smartphone, tablet ou PC, os clientes podem comprar o novo automóvel, entregar o anterior veículo e tratar do processo de financiamento. Cada cliente terá a liberdade de optar pela entrega do seu novo automóvel em sua casa, sem quaisquer custos.