Muita coisa boa se faz por cá, e felizmente que a área do jornalismo automóvel não é exceção. Depois do primeiro prémio do ano passado, Portugal esteve esta quarta-feira presente, uma vez mais, nos Internacional Motor Film Awards (IMFA) através dos nossos colegas da Razão Automóvel. Uma vez mais um dos seus vídeos esteve nomeado para a categoria “melhor filme jornalístico”.
Depois do primeiro prémio com o vídeo do Toyota GR Yaris em 2021, o Guilherme Costa, o Diogo Teixeira e o Filipe Abreu rumaram novamente a Londres para a grande noite de entrega destes óscares que representam o reconhecimento de talento e criatividade aplicado ao universo das “quatro rodas”.
Toyota GR Yaris é protagonista do “melhor filme jornalístico” nos IMFA
Também nos automóveis os portugueses já deixam a sua marca lá fora. O vídeo com o Toyota GR Yaris foi o vencedor dos “óscares dos automóveis”.
De um “hot-hatch” para um “muscle car”
Este ano o Toyota GR Yaris deu lugar ao Ford Mustang Mach1, a versão mais desportiva do mítico modelo da Ford. Provavelmente, o último com motor V8 atmosférico. Trata-se de um 5.0 l de cilindrada com 460 cv. Este vídeo, realizado pela Razão Automóvel, estava entre os seis favoritos à vitória na categoria «Best Journalism Film».
Relevância do conteúdo, qualidade da imagem, som e criatividade são alguns dos parâmetros avaliados pelo rigoroso júri internacional. Dele fazem parte profissionais da indústria cinematográfica, jornalismo, publicidade e multimedia.
Infelizmente, e ao contrário do que sucedeu o ano passado com o prémio de “melhor filme jornalístico” a vir para Portugal, este ano o desfecho foi diferente, mas nem por isso desanimou a equipa que esteve presente na cerimónia na noite passada.
Infelizmente este ano a Razão Automóvel não venceu na categoria “Best Journalism Film”, mas o facto de estarmos nomeados entre os melhores do mundo já é motivo de orgulho e grande satisfação. Não há motivo para ficar triste quando o resultado é este, estar entre as melhores publicações a nível mundial. O nosso muito obrigado por estarem desse lado e apoiarem o nosso trabalho.
Guilherme Costa, diretor da Razão Automóvel
E o vencedor foi?
Na cerimónia dos IMFA 2022, que decorreu na passada noite de 21 de setembro, o júri elegeu para “melhor filme jornalístico”, o vídeo da americana Hagerty com o bem mais silencioso mas igualmente incrível Lucid Air. Trata-se de um modelo 100% elétrico que através dos seus dois motores é capaz de oferecer mais de 900 cv de potência. Igualmente em números bastante expressivos está a autonomia anunciada. 900 km!
Na sua versão mais extrema, a Dream Edition P, os dois motores elétricos debitam qualquer coisa como 828 kW. São 1126 cv, para uns impressionantes 1390 Nm de binário. Assim, é capaz de alcançar os 100 km/h em ridículos 2,7s e atingir os 270 km/h de velocidade máxima. A bateria é de 118 kWh com tecnologia capaz de velocidades superiores a 900 V.
Para além do vídeo da Razão Automóvel e da Hagerty, estiveram ainda nomeados nos IMFA 2022 a Centric Creative, a Throttle House, a CAR magazine e a Carfection.
O que são os IMFA?
Os Internacional Motor Film Awards (IMFA) são os prémios mais importantes de cinematografia e televisão do setor automóvel. O evento reúne, anualmente e numa das mais míticas salas de espetáculo londrinas, The Clapham Grand, as personalidades mais importantes da indústria cinematográfica e televisiva do setor automóvel. Objetivo? Reconhecer os “melhores entre os melhores”.
Promovido por empresas e personalidades de renome ligadas ao setor automóvel e cinematográfico, os Internacional Motor Film Awards são considerados internacionalmente os “Óscares dos Automóveis”.
Já temos clássico! Um Porsche 944 de 1983, TODO ORIGINAL!
Depois de um tempo à procura, encontrámos o clássico ideal! É um Porsche 944 num estado já raro de encontrar! Conhece-o aqui!