Audi Activesphere é o nome de mais um protótipo da casa de Ingolstadt que irá ser revelado em janeiro. O modelo foi pensado para ter capacidades de excelência em estrada e fora de estrada, revelando mais um pouco da nova linguagem de estilo da Audi e as capacidades de condução autónoma de nível quatro e motorização elétrica do futuro.
O Audi Activesphere faz parte de uma família de protótipos que a casa alemã tem vindo a revelar e que mostram o futuro da marca dos anéis. É um protótipo de nova geração com motorização elétrica e condução autónoma de nível 4. Será totalmente revelado no dia 26 de janeiro.
Um crossover capaz de andar dentro, e fora de estrada
O modelo tem como ponto de partida um crossover que seja tão capaz em estrada como fora dela. Ou seja, um veículo mais virado para o lazer e para um modo de vida mais ativo.
O Activesphere junta-se ao coupé Skysphere (que revela parte do que será a nova linguagem de estilo da Audi), ao monovolume Urbansphere e ao modelo de topo Grandsphere.
A plataforma do Activesphere é a mesma dos outros protótipos e chama-se PPE, mas sendo virado para fora de estrada, tem uma altura ao solo maior e rodas de generosas dimensões. Por outro lado, tem uma carroçaria afilada e dianteira a parecer-se com um desportivo.
No que toca às baterias, cada protótipo apresenta uma solução. Conhecemos a solução do Urbansphere que utiliza uma bateria de 120 kWh capaz de oferecer perto de 750 km de autonomia. E pode carregar até 270 kW. O Slkyphere terá uma bateria acima de 80 kWh e uma autonomia de 500 km. Os outros dois não se sabe qual a bateria usada. Quanto a potências, a Audi fala de valores entre os 400 e os 720 cv.
O futuro dos Audi Sphere
A Audi ainda não revelou todas as características dos diversos modelos, mas sabemos que dentro de cada um deles há muitas novidades há espera de poderem ser reveladas. Para alem da conhecida condução autónoma de nível 4, há soluções criativas para melhorar a praticabilidade, relaxar e manter a sustentabilidade.
Audi e-tron GT e Porsche Taycan recolhidos devido a problemas na suspensão
Audi e Porsche vão ter de recolher várias unidades do e-tron GT e do Taycan, nos Estados Unidos, devido a um problema com a suspensão.