Um investimento seguro? Aqui está uma lista publicada pela Hagerty de modelos colecionáveis cuja avaliação vai subir a pique. Tornando-se, assim, num excelente investimento. Aliás, sabe-se, hoje, que o investimento em automóveis é mais rentável que os depósitos a prazo no banco e que em certas formas de arte. Portanto, se tem ai uns valentes euros parados, olhe com atenção para esta lista… pode encontrar aqui o seu unicórnio.
Mas antes de nos debruçarmos sobre esta listazinha de modelos a comprar, lembramos que esta é uma lista feita por uma seguradora norte americana com amplo historial no mundo dos clássicos que, hoje, é global. Portanto, esta lista terá, certamente, alguma lógica.
Mesmo que na mesma frase tenhamos um Suzuki Cappuccino e um Mercedes-McLaren SLR. O que publicamos é apenas uma pequena parte dos modelos que os avaliadores da Hagerty entendem ser de compra imediata para valorização próxima.
Chama-se “Haggerty Bull Market” e chegou ao sexto ano de publicação com o intuito de ajudar quem ama clássicos a encontrar o melhor investimento. Indicando quais os modelos que nos próximos 12 meses vão valorizar.
Caffeine & Machine. O encontro onde, de Ford ou de Ferrari, TODOS são bem vindos!
De Ford ou de Ferrari, de 2 ou 4 rodas, no Caffeine & Machine todos são bem vindos desde que tenham o “culto pela máquina”. Conheçam-no aqui!
9 carros, 12 meses!
Para a Hagerty, esta lista irá permitir-lhe decidir qual o modelo a comprar, não necessariamente pelo valor, mas pela melhor valorização. E se estiver na dúvida sobre dois modelos que goste, a valorização pode ser um fator de desempate. Mais que as qualidades que possua ou o gozo que nos dá ao volante.
Finalmente, dizer que as avaliações feitas compreendem vários critérios, o mais importante deles, quanto é que valorizaram nos últimos tempos.
Hummer H1 (1992 – 2006)
Não será fácil deitar a mão a um Hummer H1 – eles existem em Portugal – mas este enorme e lento veículo tem vindo a valorizar-se e começa a haver uma “perseguição” aos existentes. A valorização já o leva para lá dos 100 mil euros e a Hagerty diz que em brave poderá valer mais de 130 mil euros.
Audi R8 (2008 – 2015)
O desportivo alemão é um bom investimento, seja com o V8 ou o poderoso V10. Mas somente as unidades da primeira geração que tenham a caixa de velocidade manual, não os equipados com a caixa robotizada. Os valores são generosos: um R8 vale, segundo a Hagerty, entre 160 e 190 mil euros. Wow!
Chevrolet Corvette Z06 (2001 – 2004)
Não será fácil encontrar um em Portugal. Na Europa também não. Mas se o C5 é um dos carros mais valorizados da Chevrolet, o Corvette Z06 com o motor V8 de 7.0 litros é um automóvel que vai valorizar. Com valores entre os 32 e os 40 mil euros.
Lamborghini Murcielago (2001 – 2010)
Este é um dos carros que mais valorizou nos últimos anos. Mais exatamente, 49 vezes desde 2019. É um investimento seguro e a valorização vai crescer pois este é o último Lambo com motor V12 e caixa manual. Por isso é que o seu valor oscila entre os 305 e os 350 mil euros.
Mercedes-McLaren SLR (2004 – 2010)
Este é o caso de um carro que era muito mais caro que o Murcielago, por exemplo, mas hoje vale o mesmo. Porém, a sua raridade e o facto da escolha de um supercarro ainda ser feita pela marca, leva a estas distorções. Hoje vale entre 340 e 350 mil euros, mas a Hagerty acredita que vão subir bastante de cotação nos próximos anos.
Nissan 370Z (2003 – 2008)
Encontrar um Nissan 370Z neste grupo de carros pode espantar. Porém, o 370Z já não existe no catálogo da Nissan na Europa, o 400Z não vai ser vendido no Velho Continente e a sua cotação subiu 78% desde 2021. Por isso não espanta que valha entre 40 e 46 mil euros – uma unidade em excelente estado – e que os valores vão subir nos próximos anos.
Saab 900 Turbo (1985 – 1993)
Os BMW dos anos 80 são um investimento seguro, todos sabemos. Mas este Saab 900 Turbo é um automóvel que ultrapassa os BMW. Primeiro porque começa a ser cada vez mais raro encontrar um carro destes. Depois, porque é uma espécie de “sleeper”, de lobo em pele de cordeiro. Com valores entre os 23 e os 26 mil euros, é um carro que se vai valorizar muito depressa. Se encontrar um… compre!
Toyota Hilux (1984 – 1988)
Não tem dinheiro para um Land Cruiser? Ou para um Land Rover Defender? Bom, as Hilux da segunda geração estão “na berra” aqui e do outro lado do Atlântico. Encontrar uma em excelentes condições será muito difícil e terá de gastar entre 20 e 27 mil euros. Porém, a Hagerty diz que a valorização será imensa!
Suzuki Cappuccino (1991 – 1998)
Hoje vale entre 13 e 18 mil euros, mas o pequeno Cappuccino, um roadster da Suzuki, é um caso sério de valorização. Na Europa, desde logo, porque é muito raro. Em Portugal, mais ainda. Mas se conseguir deitar mão a um deles, não hesite que a valorização está ao virar da esquina. Quem já tem um é a “nossa” petrolhead Joana Freitas.