VW lidera produção, Audi a qualidade, Porsche o desenvolvimento. O Grupo Volkswagen volta a conhecer mexidas no topo da hierarquia, desta feita com uma arrumação nas cadeias de coordenação e sinergias entre as marcas VW, Audi e Porsche. Fica, também, estabelecido que a Volkswagen fica responsável pela produção do grupo VW, a Audi fica encarregue das vendas e da qualidade e a Porsche vai liderar o estilo e o desenvolvimento. Esta nova estrutura permitirá uma melhor definição das prioridades e uma implementação mais rápida das decisões que respondam às necessidades de uma indústria que está a sofrer mudanças profundas.
VW lidera produção, mas o estilo é para Michael Mauer
Assim, a partir de 1 de janeiro, Michael Mauer, passará a ser o patrão do estilo do grupo VW (mantendo o cargo de responsável do estilo da Porsche), substituindo Klaus Zyciora, que abandona o grupo.
Este alemão, nascido Klaus Bischoff há 61 anos, entrou na Volkswagen em 1989 e o seu primeiro projeto foi o Golf 4. Ficou como responsável pelo estilo interior em 2000 e em 2002 do estilo exterior na marca Volkswagen.
Foi promovido a patrão do estilo do grupo VW em 2020, sendo substituído na VW por Josef Kaban. Foi Klaus Zyciora (nome adotado da esposa, Janine Zyciora que faz parte do departamento de comunicação da VW) quem desenhou a gama de produtos ID. (I.D.3, I.D.4 e I.D.6 e o ID.Buggy).
Audi a qualidade e Porsche o desenvolvimento
Por outro lado, Michael Neumayer – que trabalha no grupo VW desde 1986 tendo passado pela Audi e pela Porsche com papeis de liderança no desenvolvimento técnico – passará a ser o responsável pela divisão de qualidade do grupo VW. Manterá a mesma posição na Audi. Entra para o lugar de Frank Welsch que após 30 anos ao serviço da VW, vai reformar-se. O alemão tornou-se responsável pela qualidade do grupo em 2021, mas passou pelos departamentos técnicos da VW, VW Saic China e pela Skoda.
Como referimos acima, o grupo VW vai apoiar-se nas marcas de topo. Assim, a Volkswagen supervisiona a produção e o aprovisionamento do grupo, a Audi fica responsável pelas vendas e pela qualidade e a Porsche vai liderar a conceção e o desenvolvimento.
Oliver Blume quer buscar maior eficácia
Esta nova estrutura tem como objetivo ter uma definição mais clara das prioridades do grupo. Por outro lado, implementar mais depressa as decisões, respondendo a uma indústria que está em mudança profunda.
Finalmente, de acordo com o CEO do Grupo VW, Oliver Blume, esta reorganização permitirá ao grupo intensificar a prioridade de focar atenções nos clientes.
Volkswagen arruma a casa sob a batuta de Oliver Blume
A Volkswagen arruma a casa depois dos cacos deixados por Herbert Diess. O seu sucessor, Oliver Blume já teve de tomar decisões complicadas.