O Volkswagen up! GTI é a mais recente vítima da extinção dos pocket rocket tal como os conhecemos, ou seja, com motores a combustão! Este era, aliás, o mais pequeno dos pequenos desportivos de bolso ainda existentes, já que se posicionava no segmento A. A lista fica agora ainda mais reduzida e o up! GTI passa a fazer parte da história, tal como acontece com o VW Lupo GTI por exemplo, e provavelmente com as unidades originais e com pouca quilometragem a manterem valores seguros.
A notícia agora é oficial tendo sido avançada pelos responsáveis da marca nos Países Baixos à revista Top Gear. Entretanto o VW up! GTI já não está disponível na maior parte dos configuradores do site da marca, incluindo o português. Mais um doloroso adeus.
Um pocket rocket que deixa saudades
Foi revelado em 2016 como protótipo, mas só em 2018 a Volkswagen passou à ação e o colocou no mercado. O nosso último contacto com o pequeno desportivo foi em 2020, e a experiência agradou-nos apesar do seu motor 1.0 TSI de três cilindros, com 115 cv. Não esquecer que são apenas 1070 kg de peso. É felizmente acompanhado de uma transmissão manual de seis velocidades, e a suspensão é mais rígida para controlar os movimentos da carroçaria, para além de ser 15 mm mais baixa. Enfim, mais um pequeno desportivo que vai deixar algumas saudades.
O GTI mais compacto e acessível do mercado. Um concentrado de agilidade!
Nove anos passados sobre o lançamento do VW up!, a marca alemã lança a versão mais apimentada do seu citadino, o GTI. Estará ao nível da sigla que carrega?
Na altura elogiámos a sua agilidade, bem como a resposta do motor a permitir um surpreendente grau de entretenimento. Destacámos também a rapidez e precisão da direção com pontos positivos, e o facto do ESP não ser totalmente desligável como ponto negativo. No interior do VW up! GTI não faltava o xadrez nos bancos e mais alguns detalhes a criar o ambiente.
Assim, o VW up! GTI sairá da lista dos “Pocket Rocket” à venda no mercado nacional, e em breve passará a figurar na lista dos Pocket Rocket que já nos fazem (muita) falta!