Um VW Golf GTI de 1982 foi vendido nos EUA pela módica quantia de 87 000 dólares, qualquer coisa como 80 892€! Parece que o mundo dos usados anda a perder a cabeça e quando um Golf GTi com 31 anos, versão norte americana, chega a estes valores, está aberta a caixa de pandora para outros clássicos com maior “pedigree” subirem para patamares absurdos. Como alguém costuma dizer… “parece que vem forrado de ouro…”
Um VW Golf GTi 16V de 1992 alcançar um preço superior a 80 mil euros é daquelas coisas que até os mais empedernidos adeptos da casa de Wolfsburg ficam boquiabertos!
VW Golf GTI vendido por 80 mil euros!
A plataforma de leilões norte americana “Bring a Trailer” foi quem conseguiu este verdadeiro recorde ao vender um Golf GTI 16V de 1992 por este valor. No fórum de entusiastas da Volkswagen, “VW Vortex”, os comentários ao tema lançado com a frase “Não é uma surpresa pois estes carros desta geração andam nestes preços” são esmagadores. “Insanidade vem em todas as formas” ou “Boa sorte para encontrar um GTI abaixo dos 20 mil dólares”, ou ainda, “um Golf Rally nem chega a metade dessa loucura!” e ainda “um Golf MK2 GTI não vale, nem por sombras, 80K da mesma maneira que um Camaro Z/28 de 1969 também não vale 150K”, finalizando com um “ou foi uma lavagem de dinheiro ou fumou-se droga (talvez os dois quem sabe!)”.
Não é que não lhe reconheçamos valor, pelo contrário, até já o adicionamos uma vez à “nossa garagem“, mas uma coisa é um valor entre os 10 e os 20 mil euros, outra bem diferente é quadruplicar esse valor!
Volkswagen Golf GTI 16v – O difícil segundo álbum da Volkswagen
Na nova rúbrica da nossa Newsletter trazemos um carro especial. Vale tudo, só não vale um carro qualquer! Esta semana o o Volkswagen Golf GTI 16v.
Vendido nos EUA em leilão virtual
O carro alvo deste valor inimaginável é um Volkswagen Golf GTI 16 V MK2 de 1992 equipado com o motor 2.0 litros 16V com 129 cv. O modelo é uma versão norte americana que foi vendido no Texas antes de ser enviado para os Países Baixos onde passou quase toda a sua vida antes de regressar aos EUA em 2022.
Está equipado com bancos Recaro à frente, um rádio Phillips com cassetes europeu (junto com um sistema de som Aktive) e as famosas jantes BBS de 15 polegadas. O carro está em excelente condição, embora esteja longe de estar perfeito ou exibir alguma coisa de excecional. Tem 53 mil milhas (85.295 km) no conta-quilómetros, a pintura vermelha está em bom estado exceto alguns riscos na traseira.
Foi mudado o óleo e substituídos os casquilhos da caixa em dezembro de 2022, tendo em 2012 o ar condicionado sido reconvertido para gases não poluentes. O carro foi arrematado há uns dias e mais espantados todos ficamos quando percebemos que nunca um VW Golf GTI MK2 foi vendido acima dos 19 mil euros. Enfim, este Golf GTi 16V ficará na história e pode tornar a compra destes modelos bem mais cara do que até agora. Esperemos que não…
Entretanto, no stand onde encontrámos não só um Honda CRX com 17 km no odómetro, como também um Porsche 944 de 1983 que passou a ser “o nosso clássico“, está um VW Golf GTI Mk1 de 1981 por 25 mil euros! É capaz de ser bom negócio!