O Toyota Yaris chegou aos 10 milhões de unidades produzidas em 25 anos de produção e ao fim de quatro gerações diferentes. O passado dia 31 de março ficará como data marcante para o utilitário Toyota que foi feito para o Mundo com produção no Velho Continente. Um modelo que continua entre os melhores do segmento e que até oferece versões apimentadas que recordam tempos de outrora.
O Toyota Yaris chegou aos 10 milhões de unidades produzidas. Foi no dia 31 de março que o utilitário da casa japonesa alcançam número redondo de produção, após 25 anos de existência e quatro gerações.
Tudo começou em 1998 com a apresentação do sucessor do Starlet, revelado no Salão de Paris. O nome inusitado não impediu que tenha sido um sucesso. Foi Carro do Ano em 2000 e continua uma carreira de sucesso na Europa. Aliás, mais de metade dos Yaris vendidos no Mundo ficaram por cá, mais exatamente, 5.155.506. Paralelemente, o Yaris é responsável por um terço das vendas europeias da casa japonesa.
Toyota GR Yaris em pista! ? TANTO, por tão pouco❗
Conduzimos o novo Toyota Yaris e… GOSTÁMOS MUITO!
Toyota Yaris chegou aos 10 milhões e tudo começou em 1999
A primeira geração do Yaris foi lançada em 1998 e durou até 2005, quando surgiu uma nova geração. Aumentou o tamanho, manteve a oferta de três e cinco portas e oferecia escolha de três motorizações. Nasceu, também, um Yaris TS em 2006, já desta segunda geração, com um motor de 1.8 litros, mas apenas 130 cv.
Terceira geração do Yaris marcou uma enorme evolução. Só surgiu em 2012, mas trazia diversas novidades, entre elas, a inédita aposta numa mecânica híbrida. A versão de três portas manteve-se no ativo e foi a partir dela que surgiu um dos primeiros produtos da Toyota Gazoo Racing (mais conhecida como GR). Um Yaris muito apimentado denominado GRMN. Limitado na produção e um instantâneo clássico. Nós conduzimo-lo em circuito para festejar os 50 anos da Toyota em Portugal.
Quarta geração com direito a desportivo
Depois de sete anos entre a segunda e a terceira gerações, o ciclo de vida desta última também conheceu longevidade de oito anos até surgir a quarta e derradeira geração do Yaris. Para além do estilo totalmente diferente, surgiu com a nova plataforma TNGA (Toyota New Generation Architecture) GA-B e reforçou aposta nos híbridos.
Foi deste carro que nasceu um dos desportivos mais espetaculares dos últimos anos, o Toyota GR Yaris. E também o muito bem sucedido Yaris Cross, um mini SUV que tem colecionado troféus, entre eles, o de Carro Urbano do Ano no Carro Mundial do Ano.
Toyota Yaris repete o feito e vence troféu “Car of the Year” 2021
Em mais uma edição do Car Of The Year, o novo Yaris levou a melhor e arrecadou o prémio para a Toyota pela segunda vez.