O BMW Concept Touring Coupe está inspirado num carro de competição dos anos 40, tendo como base o atual Z4. Porém, o modelo pode ser o herdeiro do Z3 M Coupe ou o regresso do “Sapato de Palhaço” nome dado à “shooting brake” com frente alongada e traseira curta do Z3. Seja como for, o modelo apresentado pela casa de Munique no Concorso d’Eleganza Villa d’Este melhora o estilo do Z3 Coupe original. Melhor? Pior?
O BMW Concept Touring Coupe lembra, muito, o BMW Z3 M Coupe, lançado em 2001. Um automóvel brutal em termos de desempenho e de características, mas com um estilo que, não há forma de o dizer polidamente, era… feio! De tal forma que ganhou o apelido de “Sapato de Palhaço”.
Regresso ao passado?
Já nessa altura o estilo da BMW andava meio perdido, mas o tempo e as excelentes performances do Z3 M Coupe acabaram por transformá-lo num clássico moderno com ampla procura. Por seu turno, a BMW parece que quer esquecer o Z3 M Coupe, pois foi buscar um carro de competição dos anos 40 (poderia ser um Cobra Daytona) que elegeu como a inspiração para este Concept Touring Coupe.
Uma tremenda injustiça, pois olhe para as fotos… basta fechar os olhos, lembra o Z3 M Coupe e ao abri-los verá esse carro à sua frente! Não… nós somos todos uns idiotas, pois o Concept Touring Coupe faz lembrar o BMW 328 Touring Coupe de 1940 que ganhou as Mille Miglia. Pronto, está bem!
Paralelamente, a BMW disse que este era um “one off” e que não iria chegar à produção, mas já veio dizer o contrário ao falar numa produção de 50 exemplares. Veremos no que fica, mas se assim for, é um clássico instantâneo.
Inegavelmente apelativo!
O modelo tem como base o Z4, com a traseira a ser totalmente nova e com um desenho técnico feito de superfícies diferentes que se integram no desenho do Z4, particularmente o tejadilho.
A traseira é musculada embora ligeiramente confusa. As ilhargas traseiras são, igualmente, musculadas e albergam rodas de 20 polegadas. Os detalhes de estilo típicos da BMW estão lá, nomeadamente, o “hoffmeister kink” bem expresso no pequeno vidro depois da porta.
O modelo está pintado com uma cor única criada para o efeito (Sparkling Lario) que tem flocos de vidro azul embebidos num castanho quase cinzento. Os detalhes em bronze, a mesma cor das rodas, completa o estilo deste Z3 M Coupe, perdão, 328 Touring Coupe moderno que na frente tem uma grelha com barras verticais.
Por dentro, há um toque italiano. A exclusiva empresa de interiores Poltrona Frau criou o interior a dois tons que divide horizontalmente o habitáculo e porque a ambição é grande, o BMW Concept Touring Coupe tem um conjunto de mala personalizadas feitas pela Schedoni, marca de luxo que faz bagagem por medidas para marcas de luxo.
A BMW não divulgou mais detalhes, apenas que o carro tem um motor de 6 cilindros, muito provavelmente, o bloco 3.0 litros sobrealimentado.