O ECAR Show vai mostrar um automóvel feito numa impressora 3D! Esta é um dos muitos pontos de interesse do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico que se realiza nos próximos dias 12 a 14 de maio na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. Para além disso, podem ser vistos nos pavilhões da FIL os modelos da BYD, marca que se estreia em Portugal pela mão da Salvador Caetano Tec, e ver ao vivo uma maqueta do novo Ford Explorer 100% elétrico.
O ECAR Show vai mostrar muitas novidades, algumas delas já reveladas pelo Escape Livre. Porém, destacamos algumas dessas estreias, como o XEV Yoyo, a marca BYD e o novo Ford Explorer.
ECAR Show vai mostrar automóvel feito em impressora 3D
Que tal um carro produzido numa impressora 3D? Impossível? Não! A italiana XEV fez exatamente isso com o Yoyo, um citadino puro – que parece o cruzamento entre um Smart ForTwo e um Renault Twizy – 100% elétrico apresentado em Paris e que chega agora a Portugal, fazendo a sua estreia no ECAR Show.
A ideia dos italianos é revolucionar a mobilidade urbana com um veículo dotado de estilo italiano e tecnologias revolucionários. Com 150 km de autonomia, alcança os 80 km/h e oferece a possibilidade de trocar a bateria com o sistema “Battery Swapping” oferecendo, assim, maior liberdade de movimento.
Por outro lado, os visitantes do ECAR Show poderão tomar contacto com o novo Ford Explorer, ainda em formato de maqueta, pois, o carro final ainda não está em produção. Porém, permitirá aquilatar a forma como a casa da oval azul deu salto qualitativo em termos de estilo.
Finalmente, a estreia da BYD que vai apresentar a sua representação em Portugal, a cargo da Salvador Caetano Tec. A gama portuguesa terá três modelos 100% elétricos: ATTO3 (SUV do segmento C), Tang (Suv de 7 lugares) e Han (berlina desportiva).
O ECAR Show, em Lisboa, será o palco do lançamento da BYD em Portugal
O ECAR Show será o palco para o lançamento da BYD em Portugal. O maior fabricante chinês de veículos elétricos chega ao nosso país pela mão da Salvador Caetano
Mercado nacional acelera para a eletrificação
De acordo com os dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), o primeiro quadrimestre de 2023 viu um aumento de 94,8% das vendas de veículos ligeiros de passageiros elétricos e 316,7% para os comerciais ligeiros.
Vamos às contas: em abril foram vendidos 6495 automóveis eletrificados, ou seja, mais 57,1% que em abril de 2022. Nos quatro primeiros meses de 2023 foram matriculados 29 061 automóveis eletrificados, mais 64% face a igual período de 2022. No que toca aos modelos 100% elétricos, foram vendidos, em abril, 2006 unidades. No acumulado de 2023 são 10 405 as matrículas registadas, dentro de um mercado que, entre janeiro e abril, matriculou 79 599 veículos. Ou seja, uma quota de mercado de 13,5%.