Será o Hyudai Ioniq5 N o elétrico que todos desejamos? Não sabemos, mas os homens da Hyundai N trabalharam muito para que o Ioniq 5 ganhasse algum “picante”! O carro foi revelado no Festival de Velocidade de Goodwood e com o intuito de se destacar dos demais elétricos, a casa sul-coreana já veio dizer que este será o automóvel elétrico mais focado no prazer de condução. Os 641 cv dizem (quase) tudo!
Este é, provavelmente, o automóvel elétrico que os amantes da competição e dos carros desportivos estavam à espera. O Hyundai Ioniq 5 N vai ser lançado em Goodwood, promete ser o automóvel elétrico mais focado no condutor e na eficácia do comportamento de sempre. Além disso, a Hyundai N diz que este Ioniq5 N será tão divertido de conduzir como qualquer modelo N! Será?
Será o Hyundai Ioniq5 N o elétrico desejado?
Não temos a resposta a essa questão. Mas podemos dizer que as características são fantásticas. Acima de tudo as cifras: a bateria de 84 kWh alimenta dois motores elétricos. Um na frente com 222 cv e outro na traseira com 378 cv. O Ioniq 5 N tem tração integral e a potência combinada é de 601 cv, mas pode chegar aos 641 cv. A saber, mais potente que o Kia EV6 GT!
A aceleração 0-100 km/h é de 3,4 segundos e a velocidade máxima de 260 km/h. Porém, tal como é apanágio de todos os modelos saídos da divisão N criada por Albert Biermann (ex-BMW M e hoje reformado sendo apenas consultor do grupo Hyundai Kia), os números são apenas uma pequena parte da história.
Chassis e detalhes das suspensões são o segredo
Em primeiro lugar, o chassis foi todo reforçado com mais 42 pontos de soldadura e mais 2,1 metros de cola para reforçar a união dos painéis. Em segundo lugar, a coluna de direção também foi reforçada e há, agora, um N Pedal. É uma função de software que utiliza a mesma técnica dos sistemas de iPedal, ou seja, usar a regeneração de energia para imobilizar o veículo.
No caso do Hyundai Ioniq 5 N, ajuda a melhorar a inserção em curva e aumenta a sensibilidade do acelerador.
Em terceiro lugar, o N Torque Distribution parece proporcionar uma totalmente variável distribuição de binário entre os dois eixos. Ainda por cima tem regulação em 11 níveis diferentes.
Por outro lado, há um N Drift Optimizer com função Torque Kick Drift. O que faz tudo isto? Simula o “pontapé” na pedal de embraiagem que faz o carro entrar em derrapagem controlada, tal como se faz num carro com motor de combustão interna com tração traseira.
Travões poderosos e modos de condução
Com o intuito de preservar a integridade do Ioniq5 N, a divisão desportiva da Hyundai instalou no modelo travões poderosos. Rotores de 400 mm (15,7 polegadas) com maxilas de quatro pistões no eixo dianteiro e discos com 360 mm atrás.
Por outro lado, a potência de regeneração na desaceleração foi melhorada, oferecendo, agora, 0,6 G de desaceleração. No mesmo sentido, a Hyundai N tornou a travagem mais aproximada da convencional ao tornar a transição entre as duas travagens (regenerativa e convencional) quase impercetível.
Finalmente, o modo N Race permite que o condutor possa escolher entre as definições “Endurance” e “Sprint”. A primeira reduz a potência máxima para poder andar mais voltas em ritmo elevado em pista. A segunda solta a potência máxima sem olhar à autonomia.
Coisas divertidas no Hyundai Ioniq 5 N
Acreditamos que fazer um carro assim tem de ser divertido. De conformidade com essa diversão no projeto, o Hyundai Ioniq5 N tem alguns detalhes deliciosos. Desde logo o N Shift, que não é mais que um simulador de transmissão de dupla embraiagem. Este replica a caixa dos Hyundai N com oito velocidades, controlando a saída do binário do motor e simulando os solavancos quando se troca de velocidade (!).
Depois o N Active Sound +. Utiliza oito altifalantes internos e dois externos com um perfil de som que imita o bloco do Hyundai i20N. Chama-se “Ignition” este perfil. Há uma opção “Evolution” que imita o som do RN22e (protótipo da Hyundai N) e há, ainda, o “Supersonic” que imita um caça.
As diferenças no interior e no exterior
O Ioniq5 N é diferente dos Ioniq 5 “normais”. Em primeiro lugar, é 20 mm mais baixo. Em segundo lugar é 50 mm mais largo e, finalmente, 80 mm mais comprido.
Por outro lado, há um novo spoiler à frente, aletas e cortinas de ar, um difusor traseiro de generosas dimensões, um limpa vidros traseiro e uma terceira luz de stop triangular. Salientar que as jantes são de 21 polegadas com pneus Pirelli P Zero 275/35 21.
Do mesmo modo, o interior tem diferenças no novo volante que inclui o botão N Grin Boost. Há patilhas para o sistema de travagem regenerativa e os bancos são mais desportivos, com maior apoio e os pedais foram otimizados.