Hyundai Santa Fé: chegou o Defender coreano que foi, oficialmente, revelado pela casa sul-coreana. E, uma vez mais, a Hyundai surpreende com um estilo… ousado. Em outras palavras, estamos perante um Land Rover Defender com gostinho asiático que não esconde a nova filosofia da Hyundai: ousar e impressionar. Por consequência, os novos modelos têm revelado algumas liberdades no estilo que estão, ainda, por provar serem as corretas. O Santa Fé chega ao mercado no final deste ano.
Hyundai Santa Fé é uma espécie de Land Rover Defender. Menos Premium, mas com volumetria e aspeto ousado. Não sabemos se quem desenhou o Santa Fé bebeu inspiração no Defender, mas digam lá que este não poderia ser uma versão do Defender ou de um novo Range Rover?
Hyundai Santa Fé ousado e musculado!
Mas não é… Em contraste com o anterior modelo, o novo Santa Fé mostra enorme coragem no estilo musculado com arestas vivas e ângulos pronunciados. Ou seja, onde antes havia curvas, hoje há linhas retas e cavas das rodas proeminentes. Por outro, o símbolo da Hyundai está em destaque um pouco por todo o lado.
Como sabem, o H é a oitava letra do alfabeto. Ora, a frente do Hyundai Santa Fé tem o símbolo da casa sul-coreana no capô, na assinatura luminosa dos faróis (um H), na forma como uma faixa luminosa pelo meio da grelha forma um… H e, detalhe ainda mais delicioso, o para choques também tem um… H desenhado com as entradas de ar.
Jantes de 21 polegadas que parecem… pequenas!
O musculo da lateral do Santa Fé impressiona com as cavas das rodas exageradamente grandes que fazem as jantes de 21 polegadas parecerem pequenas. Por outro lado, percorrendo a lateral a caminho da traseira, a superfície vidrada vai encolhendo na mesma medida que sobe a linha de cintura. Dizer, ainda, que as cavas das rodas traseiras vincam a traseira e dão acesso à parte mais, digamos, estranha do Santa Fé.
Em contraste com o para brisas, o óculo traseiro é estreito e apesar do vinco que vem das cavas das rodas marcar o portão traseiro, o facto dos farolins estarem muito baixos deixa muita chapa à mostra. Claramente, a parte menos consensual do Santa Fé.
Interior também revolucionário
Abrindo o enorme portão traseiro, o Hyundai Santa Fé abre uma bagageira de generosas dimensões que alberga dois bancos extra. Com o intuito de oferecer versatilidade, estes dois bancos recolhem para o piso do carro. Forma-se, assim, uma superfície plana até à fila de bancos do meio, aproveitando a forma reta da carroçaria para maximizar o espaço.
Da mesma forma, o interior regressa ao tema da oitava letra do alfabeto no tabliê, retilíneo e emoldurado por luzes LED verticais. Tudo arrumado num único bloco colocado por cima da régua que engloba as saídas do sistema de climatização. Juntamente com estas saídas de ar, encontramos o painel inferior de controlo que se assemelha, muito, ao que a Land Rover tem no Defender e no Range Rover.
Por outro lado, o volante também parece ter sido inspirado pelos modelos da marca britânica, formando um conjunto harmonioso, minimalista e simples. Tudo o resto não é possível ver e teremos de esperar pelo lançamento oficial do Hyundai Santa Fé 2023.
Notas finais: a distância entre eixos será maior, mas a Hyudai não confirmou dados e não há informação sobre os motores. Mas não custará admitir que dadas as dimensões do modelo, só venham motores híbridos. Enfim, todos os pormenores dentro de algumas semanas.