A Stellantis apresentou resultados 1º trimestre que superaram as expetativas dos analistas e as previsões feitas há umas semanas. Como Carlos Tavares, CEO da Stellantis, explicou “com 95% dos constrangimentos logísticos resolvidos” os resultados só poderiam ser bons. Como as vendas estiveram acima do esperado em toda a Europa, os lucros e a margem de lucro operacional subiram, com o grupo a exibir uma excelente saúde financeira.
A Stellantis apresentou resultados 1º trimestre espetaculares. Em primeiro lugar, uma receita líquida de 98,4 mil milhões de euros, ou seja, mais 12% face ao primeiro semestre de 2022. Em segundo lugar, o lucro operacional ajustado foi de 14,1 mil milhões de euros. Ou seja, mais 11% face a igual período do ano passado o que confere uma margem de lucro operacional de 14,4%. Ligeiramente abaixo dos 14,5% de há um ano, mas bem acima dos projetados 12,2%.
O EBIT no Velho Continente foi de 10,7%, mais elevado que os 10,3% de 2022. Já nos EUA, a margem de lucro operacional foi de 17,5%, abaixo dos 18,1% de 2022.
Stellantis apresentou resultados 1º trimestre
Da mesma forma, o lucro líquido aumentou 37% face a 2022 para um valor espantoso de 10,9 mil milhões de euros. Por outro lado, a Stellantis tem um “cash flow” (dinheiro no banco) de 8,7 mil milhões de euros. Ou seja, mais 3,3 mil milhões de euros que em 2022.
Com o intuito de reforçar os investimentos estratégicos e impulsionar um caminho sustentável rumo ao “Carbon Zero”, e investir 30 mil milhões de euros, estes resultados são decisivos. As vendas globais de veículos elétricos e de baixas emissões aumentaram 24% para 169 mil unidades e 28% para 315 mil unidades, respetivamente.
Contas feitas, são 484 mil unidades o que coloca a Stellantis como o terceiro grupo com maiores vendas de veículos elétricos na Europa a 30 e o segundo grupo que mais vende no mercado norte americano produtos de baixas emissões. No total, as vendas da Stellantis foram de 1,48 milhões de unidades, acima das 1,36 milhões de 2022.
Stellantis recomprou capital
Finalmente, a Stellantis recomprou 0,7 mil milhões de euros de capital disperso em bolsa tendo como objetivo chegar a 1,5 mil milhões de euros.
“O nosso excelente desempenho no primeiro semestre deste ano apoia a nossa sustentabilidade a longo prazo e a nossa capacidade de concretizar as ambições arrojadas do nosso plano Dare Forward 2030. É necessário um esforço conjunto e uma mentalidade aberta por parte de todos os nossos funcionários para embarcar na nossa viagem de transformação sem compromissos, protegendo simultaneamente a empresa dos desafios externos. Quero exprimir a minha gratidão a todos e a cada um dos trabalhadores e orgulho-me de dizer que as equipas estão a dar resultados em várias dimensões. Estamos bem posicionados para o restante de 2023 e além.” Palavras de Carlos Tavares no final da apresentação dos resultados do primeiro semestre de 2023.