A BMW M só terá versões Competition, CS e CSL nas variantes desportivas dos modelos BMW. Desta forma, as versões base desaparecem até que os modelos com motor de combustão sejam proibidos. Reconfigura-se, assim, uma gama que já tinha começado a descartar as versões base com os mais recentes X5 M e X6 M. Ambos só têm versões Competition. Para Frank van Meel, CEO da BMW M deixou claro que deixou de haver necessidade de modelos M de base.
A BMW M só com versões Competition, CS e CSL é uma nova realidade. Com o intuito de simplificar a gama, a divisão de produtos desportivos da casa bávara opta por esta solução. Só para exemplificar, a BMW oferece modelos como M440i pelo que não faz sentido ter uma gama de produtos de base na divisão M.
BMW M só com versões Competition
Por outro lado, faz pouco sentido continuar a oferecer versões menos potentes quando a escolha dos consumidores se orienta para os modelos mais potentes. Assim sendo, como diz Frank van Meel, CEO da BMW M “o M base desaparece… quer dizer, já, praticamente, desapareceu! Portanto não vai haver mais BMW M e BMW M Competition. No futuro, todos os BMW M serão Competition.” Declarações feitas à revista “Car Throttle”.
Com toda a certeza que os modelos escolhidos pelos clientes passam a ser os Competition. Mas ninguém ficará órfão de modelos ainda mais potentes. Segundo o CEO da BMW M, os modelos CS e CSL vão parecer mais amiudes vezes. Com o propósito de oferecer (ainda) mais performance que os Competition.
“Para quem deseja ainda melhores performances” diz van Meel, “ou para aqueles que querem um carro de corridas com chapas de matrícula, haverá novidades. Chamam-se CS e CSL!”
Quer isto dizer que a gama M terá modelos com o logótipo M não sendo um produto puramente M e, depois, surgirão os modelos Competition. Finalmente, para os mais radicais ou endinheirados – segmento sempre a explorar – lá estarão as versões CS e CSL.
No momento em que a BMW M faz estas mudanças, ficamos sem saber se haverá impacto, ou não, nos preços. Porém, acreditamos que possa haver atualização nos modelos menos potentes da divisão M.