Max Verstappen regressou às vitórias no Grande Prémio do Japão, provando que Singapura não passou de um tropeção. O campeão do mundo ainda foi desafiado pelos dois McLaren Mercedes de Oscar Piastri e Lando Norris. Sol de pouca dura, pois o Red Bull sacudiu a pressão, voltou a dominar e Verstappen fechou a corrida com quase 20 segundos de vantagem para Lando Norris. Por outro lado, a Ferrari regressou ao registo habitual e a Mercedes esteve longe do pódio. Paralelamente, a Red Bull já ganhou o título de construtores e Verstappen pode ser campeão já na próxima prova.
Max Verstappen regressou às vitórias no Campeonato do Mundo de F1 no Grande Prémio do Japão. Fez a “pole position” e venceu com quase 20 segundos de vantagem para todos os adversários. Para o campeão do Mundo foi a 48º vitória da carreira, a 107º vitória para a Red Bull e ofereceu à sua equipa o título de Construtores.
Max Verstappen regressou às vitórias
Com o intuito de provar que Singapura foi apenas um tropeção, Max Verstappen regressou ao registo habitual. Rubricou a “pole position” e venceu a prova com à-vontade este GP do Japão. Foi desafiado, na primeira curva, pelos dois McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri.
O australiano passou pelo britânico quando beneficiou de um “Safety Car”, mas Norris esteve sempre mais rápido. E não negando o primeiro pódio a Piastri, ficou com o segundo lugar num duplo pódio para a McLaren.
Com o propósito de tentar entrar no pódio, George Russell desenhou uma estratégia de apenas uma paragem. O piloto britânico ameaçou o pódio, mas na parte final da corrida ficou demasiado lento. Desta forma, foi passado, primeiro, por Oscar Piastri. Depois foi a vez de Charles Leclerc – o piloto da Ferrari fez espetacular ultrapassagem a Russell – seguido de Lewis Hamilton (Mercedes) e Carlos Sainz (Ferrari), acabando no sétimo posto.
GP do Japão acidentado
De facto, para os primeiros não aconteceram situações imprevistas. Porém, atrás tudo foi muito mais complicado. Nessa medida, no arranque, Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Alex Albon (Williams) desentenderam-se e entrou em pista chamado o “Safety car”. Apanhando pelos detritos, Zhou Guanyu viu o seu Alfa Roeo ficar afetado até final da prova.
Por outro lado, Sergio Perez e Lewis Hamilton tocaram-se numa disputa com os Ferrari que levou a um quatro lado a lado. No entanto, Perez foi quem levou a pior. Em suma, o mexicano teve de parar nas boxes para mudar a asa dianteira. E ainda não satisfeito, o mexicano conseguiu sofrer uma penalização! Graças a uma infração às regras do “Safety Car” que lhe ofereceram cinco segundos de penalização.
Porém, as confusões não acabaram aqui. Enquanto George Russell e Lewis Hamilton trocavam de posições, Bottas voltou a se envolver com um Williams, desta feita o de Logan Sargeant. Finalmente, Sergio Perez acabou com a sua corrida de recuperação ao despenhar-se na traseira do Haas de Kevin Magnussen.
Red Bull Campeã do Mundo de Construtores
A pesar do nulo de Sergio Perez, a vitória de Verstappen em Suzuka no Grande Prémio do Japão foi o suficiente para dar á Red Bull Racing o título de construtores. E quando ao título de pilotos, o neerlandês pode conquistar o terceiro título consecutivo na corrida Sprint do Grande Prémio do Qatar que se realiza no dia 8 de outubro.
Classificação GP do Japão
- Max Verstappen (Red Bull Honda RBPT), 53 voltas em 1h30m58,421s;
- Lando Norris (McLaren Mercedes), a 19,387s;
- Oscar Piastri (McLaren Mercedes), a 36,494s;
- Charles Leclerc (Ferrari), a 43,998s;
- Lewis Hamilton (Mercedes), a 49,376s;
- Carlos Sainz (Ferrari), a 50,221s;
- George Russell (Mercedes), a 57,659s;
- Fernando Alonso (Aston Martin Mercedes), a 1m14,72s;
- Esteban Ocon (Alpine Renault), a 1m19,678s;
- Pierre Gasly (Alpine Renault), a 1m23,155s; Classificados 15 pilotos
Classificação Mundial de Pilotos
- Max Verstappen, 400 pontos;
- Sergio Perez, 223pts;
- Lewis Hamilton, 190 pts;
- Fernando Alonso, 174 pts;
- Carlos Sainz, 150 pts;
- Charles Leclerc, 135 pts;
- Lando Norris e George Russell, 115 pts;
- Oscar Piastri, 57;
- Lance Stroll, 47 pts; Classificados 19 pilotos
Classificação Mundial de Construtores
- Red Bull Honda RBPT, 623 pontos;
- Mercedes, 305 pts;
- Ferrari, 285 pts;
- Aston Martin Mercedes, 221 pts;
- McLaren Mercedes, 172 pts;
- Alpine Renault, 84;
- Williams Mercedes, 21 pts;
- Haas Ferrari, 12 pts;
- Alfa Romeo Ferrari, 10;
- Alpha Tauri RBPT, 5 pts.