A Honda produziu o seu primeiro motor V8 com sistema VTEC!

A Honda produziu o seu primeiro motor V8 com sistema VTEC, um bloco com 5.0 litros de cilindrada.

A Honda produziu o seu primeiro motor V8 com sistema VTEC, um bloco com 5.0 litros de cilindrada. Calma! Utiliza gasolina de 86 octanas e custa 43 444€. Pois é, custa mais que um Civic. E não… não é um propulsor para algum desportivo da casa japonesa. É um motor fora de borda para barcos recreativos com 350 cv!

A Honda produziu o seu primeiro motor V8! Nunca a casa japonesa tinha feito um V8 para a sua gama de automóveis ou motos. Bom e continuará a não fazer, até porque a eletrificação está à porta.

HONDA V8 MARITIMO 7

Honda produziu o seu primeiro V8!

Antes que fique demasiado entusiasmado, temos de lhe dizer que este motor é, realmente, um V8 com 5.0 litros de cilindrada. Mas é para ser utilizado em barcos de recreio que utilizem motores fora de borda. Se pensava ser um NSX V8 ou um outro qualquer desportivo, esqueça.

Este bloco é feito pela Honda Marine e tem o nome de BF350. Com o propósito de equipar barcos de recreio acima de 25 pés (7,5 metros), este bloco, promete a Honda, tem uma boa eficiência e entrega a potência de forma suave.

De acordo com a Honda Marine, o bloco aspirado debita 350 cv medidos no veio da hélice. Por outro lado, utiliza gasolina de 86 octanas e está equipado com o famoso sistema VTEC. Por conseguinte, tem comando eletrónico do tempo de abertura das válvulas. Usa, igualmente, o sistema BLAST que avança a ignição quando o acelerador é colocado a fundo.

Tecnologias de topo para utilização marítima

Com o fim de reduzir consumos e emissões, o Honda BF350 V8 utiliza tecnologias de topo. Em primeiro lugar o sistema “Lean Burn” que ajusta a mistura ar/combustível de acordo com a velocidade e a carga. Em segundo lugar a “Injeção de Combustível Programada” que fornece, apenas, a quantidade certa combustível e de ar a cada cilindro. Finalmente, a tecnologia de redução da fricção que adiciona revestimento iónico aos segmentos de cada pistão.

Juntamente com todas estas tecnologias, a Honda equipou este V8 com o sistema “Inteligent Shift & Throttle”. Este é operado através de um controlador montado numa consola com botões separados para os vários modos de utilização.

Gostou deste V8 da Honda? Bom, este é um motor feito nos Estados Unidos da América, não é levezinho – pesa 347 kg – e nada barato. A Honda Marine não divulgou o preço, oficial, do BF250 V8, mas sabe-se que fica por módicos 46 mil dólares, qualquer coisa como 43 444€. Se quiser colocar dois destes V8 no seu barco e ficar com 700 cv, são “apenas”… 86 mil euros.