Um sensual protótipo laranja e um bonito crossover cinzento são detalhes da nova vida da marca japonesa. A Toyota mostrou ofensiva BEV em Tóquio, ou seja, modelos 100% elétricos, provando estar empenhada na mobilidade 100% elétrica. E o construtor nº1 mundial não deixou créditos por mãos alheias ao mostrar modelos para quase todos os segmentos. Por outro lado, a Toyota quis passar a mensagem que encara com seriedade esta nova forma de mobilidade e que o tempo de diversão acabou.
A Toyota mostrou em Tóquio muito daquilo que tem andado a fazer nos últimos tempos. Com toda a certeza, depois de algumas coisas entretidas como o bz4X, vêm aí mais elétricos Toyota, e que vão chegar ao mercado de forma estrondosa.
Toyota mostrou ofensiva BEV em Tóquio
O renovado Salão de Tóquio – conhecido agora como Japan Mobility Show – foi o palco escolhido pela marca nipónica para mostrar ao mundo e à Tesla que a brincadeira acabou. Em primeiro lugar, a ofensiva vai ser tremenda só possível pelos bolsos fundos e capacidade industrial do construtor Nº1 Mundial. Em segundo lugar, o tempo dos protótipos feios e demasiado futuristas acabou. O sensual FT-Se e o FT-3e são excelentes exemplos de design. São eles o ponto de partida para uma gama de produtos que vai inundar o mercado.
Tecnologia fará a diferença
Com o intuito de marcar a diferença, a Toyota surgirá nesta fase com melhores baterias e técnicas de produção avançadas (algumas delas impressionantes como a giga fundição). Por outro lado, a marca japonesa vai reformular todo o negócio de veículos elétricos. Com efeito, vai surgir uma nova geração, completa, de veículos dedicados à mobilidade 100% elétrica. Todos eles pensados com o intuito de enfrentar rivais como… a Tesla! Tudo acontecerá em 2026 e a maré promete encher e de forma impressionante.
Future Toyota é o lema para a geração elétrica
O responsável pela marca Toyota, Simon Humphries, declarou na conferência que antecedeu o evento que “temos plena consciência de que os veículos 100% elétricos alimentados por bateria são a peça que faltava nesta estratégia.”
Do mesmo modo, o nome dos protótipos oferece algumas pistas. O sensual desportivo FT-Se tem no nome “Future Toyota” (Futuro Toyota) e “Sports Electric” (Desportivo elétrico). Este é o futuro da marca e há espaço para ter desportivos com motorização 100% elétrica.
O desportivo tem um nariz invertido, muito baixo, e conchas laterais que funcionam como entradas de ar, enquadrando os faróis verticais que descem pelo guarda-lamas dianteiro. Por outro lado, tem uma linha de cintura baixa. E isso mostra que as próximas gerações de baterias de iões de lítio da Toyota vão ser mais finas, permitindo automóveis mais sensuais e afilados. O spoiler traseiro é muito semelhante ao do Supra e o logótipo GR a preto e vermelho destaca-se na traseira.
Crossover com personalidade
No mesmo sentido, o FT-3e é um crossover elegante que ostenta o “Future Toyota” e o número 3. Quer isto dizer que o protótipo nasce de três avanços fundamentais que vão ser revelados na próxima geração de veículos elétricos. Em primeiro lugar, não haverá compromissos entre desempenho e estilo. Em segundo lugar, profunda sinergia entre a tecnologia digital e o hardware. Finalmente, personalização sem igual.
O crossover Toyota 100% elétrico é, realmente, elegante com uma linha de tejadilho curva, vincos escolhidos com critério e iluminação diferente. Diz a Toyota que é uma iluminação futurista e divertida nos dois extremos do veículo. Detalhe divertido: o FT-3e tem ecrãs na lateral que vão dando informações à medida que o utilizador se chega ao carro.
Protótipos mil em Tóquio
Estes eram, claro, os modelos em destaque, mas ao seu lado estava um conjunto de protótipos de todas as formas e feitios. Entre eles o Land Cruiser Se. Um veículo minimalista com sete lugares e que bebe inspiração no Land Cruiser com motor de combustão interna. Este modelo terá como destino os Estados Unidos da América. E também havia uma “pick-up” de cabina dupla.
Com toda a certeza, a Toyota está apostada em entrar em força no mercado dos veículos 100% elétricos alimentados a bateria. A casa do país do Sol Nascente quer vender 1.5 milhões de veículos elétricos em todo o muindo em 2026 e chegar aos 3,5 milhões em 2030, sendo que destes, 1.7 milhões já serão da nova geração FT de produtos 100% elétricos.