O Lancia 037 foi campeão do Mundo de Ralis em 1983. Passaram já 40 anos sobre o quinto de dez títulos mundiais reclamados pela casa italiana. Markku Alen e Ilka Kivimaki venceram a prova italiana ao volante de um Lancia 037, encimando um pódio forrado com as cores da Martini Racing. Walter Rohrl foi segundo e Attilio Bettega foi terceiro. Um sucesso tremendo face à Audi Sport e ao poderoso Audi Quattro.
O Lancia 037 foi campeão do Mundo de Ralis há 40 anos, batendo de forma inesperada o Audi Quattro. Markku Alen ficará, para sempre, ligado a esse feito ao ganhar a prova que outorgou o título de construtores à Lancia. O quinto de dez cetros conquistados pela marca italiana pertença do Grupo Fiat e hoje parte da Stellantis.
Lancia 037 foi campeão do Mundo
Com o propósito de reanimar a marca, Carlos Tavares enviou Luca Napolitano para o cargo de CEO e deu-lhe dez anos e um generoso cheque. Já foi mostrado o Pu+Ra HPE que lembra o Stratos e agora a Lancia lembra-nos a sua herança desportiva com os 40 anos do título alcançado pelo Lancia 037.
O Lancia Rally 037 encarna plenamente o espírito da marca, composto por formas geométricas radicais, combinadas com um design elegante e exclusivo, dando vida a um carro sempre pronto a ultrapassar qualquer obstáculo: características que permitiram que se tornasse parte do inconsciente coletivo. A vitória alcançada há exatamente 40 anos continua a ser um momento histórico para o Rally 037, consagrando o modelo no panteão dos automóveis globais imortais. Não é coincidência o facto de o Lancia Rally 037 ser um dos nove automóveis que inspiraram o design dos nossos futuros modelos”.
Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.
Um título conquistado de forma inesperada
Só para ilustrar, a Lancia ganhou um título com um carro de tração às rodas traseiras contra um automóvel com tração integral. Essa vitória em Sanremo marcou o início de uma era de ouro para o modelo: em muito pouco tempo, o Lancia Rally 037 conseguiu encantar milhões de fãs em todo o mundo.
Sob o mesmo ponto de vista, além do Campeonato do Mundo de Ralis – Construtores, conquistou o segundo lugar no Campeonato do Mundo de Ralis – Pilotos como Walter Röhrl e os Campeonatos Europeu e Italiano de Ralis com ‘Miki’ Biasion, piloto que, pouco tempo depois, também ingressou na equipa oficial Lancia Martini.
Lancia 037. Um carro (muito) especial
Apesar da Audi anunciar qual o caminho que os ralis iriam seguir, a Lancia fez de forma diferente. Por conseguinte, a estreia oficial teve lugar em 1982, na 59ª edição do Salão Automóvel de Turim.
Nascia a versão “stradale” com 205 cv, um carburador de corpo duplo e sobrealimentação através de um compressor volumétrico. Com o intuito de fazer um carro para o Mundial de Ralis, foram produzidas as obrigatórias 200 unidades.
Por outro lado, o Lancia Rally (nome oficial), mais conhecido pela designação “037”, era, na realidade, um puro desportivo em todos os detalhes. Nas formas arrojadas “funcionais”, tanto na frente como na traseira.
Nesse sentido, a base era o Lancia Beta Montecarlo, um coupé compacto de motor central com um toque desportivo, característico dos anos 70. Partindo desta base, tudo no Lancia Rally 037 contribuiu para o seu espírito desportivo: o seu estilo agressivo, o seu carácter brutal e eficiente.
Por outro lado, o interior minimalista e racional. Era a quintessência da competição, enquanto alguns dos “apêndices” aerodinâmicos no pilar e na traseira – incluindo um impressionante spoiler traseiro – elevavam ainda mais o seu desempenho.
Equipado com um chassis tubular, tinha uma carroçaria agressiva e feita em fibra, que conferia enorme leveza. Esta união muito equilibrada de dois espíritos tão diferentes, já se encontravam no Stratos. E fez do Lancia Rally 037 um dos nove automóveis icónicos da história da marca. Modelos que inspiraram veículos futuros, a começar pelo Lancia Pu+Ra HPE, o manifesto da marca para os próximos 10 anos.
Lancia está a preparar o regresso ao mercado europeu
A Lancia está a preparar deixar o espartilho do mercado italiano – onde está confinada desde 2017 – para desembarcar na Europa em 2024.
O Escape Livre com o Lancia 037 e Markku Alen
O programa Escape Livre já leva meio século de vida e por isso não é de estranhar que tenha estado lá, no momento em que o Lancia 037 se estreava nos Ralis. Foi pelas mãos de Markku Alen que, naquela altura, um dos fundadores do programa teve oportunidade de perceber porque viria o Lancia 037 a ser considerado um carro tão especial.
Aqueles momentos sempre foram recordados por Jorge Antunes, como uma das mais diabólicas e inesquecíveis experiências num carro de rali.
Numa altura em que, estranhamente, ainda eram dispensáveis os capacetes… A loucura dos anos 80 com os carros do Grupo B!