O Nissan Hyper Adventure Concept, diz a casa japonesa, é o protótipo de um SUV 100% elétrico que vai a todo o lado. Para já é um modelo virtual, mas está pensado para aqueles que desejam desfrutar da aventura. Nesse sentido oferece várias particularidades interessantes. Em outras palavras, este poderá ser o futuro Qashqai 100% elétrico que surgirá depois de 2030.
O Nissan Hyper Adventure é um SUV que, diz a Nissan, vai a todo o lado. Por outro lado, exibe uma evolução da atual versão do estilo da casa japonesa.
Nissan Hyper Adventure com detalhes inovadores
Desse modo, a frente do modelo não conta com a grelha V-Motion e conta com um conjunto de faróis LED complexos. Por outro lado, os para choques, saias laterais e as jantes estão equipados com algo que se assemelha aos espigões das botas para passeios em montanha. Do mesmo modo, para beneficiar a aerodinâmica, o tejadilho em vidro funde-se com a superfície vidrada lateral. E para que possam ser exibidas mensagens, há um painel digital que permite essa operação.
Acessibilidade… diferente!
Em contrapartida, as portas da frente são… convencionais. Por outro lado, as traseiras abrem em borboleta! Da mesma maneira, no interior, o banco traseiro roda 180 graus. Ora, esta funcionalidade permite transformar a bagageira como uma zona para sentar.
Dessa forma, abre-se o portão traseiro e do para choques saem degraus retrateis. Por consequência, pode sentar-se no banco que rodou, a bagageira serve de espaço de acolhimento e os degraus permitem que possa retirar as botas ou o equipamento de esqui.
Nessa medida, os bancos são futuristas e incluídos num habitáculo mais futurista. O volante é um “yoke” – que recolhe quando o carro anda em condução autónoma – os bancos são feitos com peças geométricas e o painel de instrumentos é um enorme ecrã, conjugado com um “head up display”.
Por exemplo, há zonas para agarrar fitas de arrumação, dizendo a Nissan que dentro do Hyper Adventure há espaço para carregar equipamento como tendas, esquis e kayaks.
Autonomia e dados técnicos… ausentes
A menos que a virtualidade tenha capacidade de oferecer potência, o Nissan Hyper Adventure não tem valores de potência ou autonomia, nem sequer a bateria. Porém, a casa japonesa diz que o modelo terá baterias de grande capacidade que vão funcionar, também, como fornecedor de energia para carregar telemóveis, tablets e outros “gadgets”.
Por causa da tecnologia “V2X” (veículo para qualquer coisa) a bateria pode ser usada para carregar as baterias da energia solar de uma habitação (V2H) ou devolver energia à rede (V2G).
Por outro lado, o Nissan Hyper Adventure deverá usar a solução e-4Force da Nissan muito semelhante ao do usado no Ariya.
Nissan Hyper Adventure não deverá chegar à produção
A menos que alguma coisa mude nos próximos tempos, o Hyper Adventure não está pensado para chegar à produção em série. Porém, não custa muito ver aqui o próximo Qashqai com as necessárias mudanças para a vida real. Mas isso… só daqui a alguns anos.