Após quatro anos de cancelamentos devido à pandemia de Covid-19 e às incertezas devido às convulsões geopolíticas, o Salão de Genebra está de regresso aos pavilhões da Palexpo. Com toda a certeza, o certame abre portas no dia 26 de fevereiro, para o dia de imprensa, ficando a exposição aberta ao público até 3 de março de 2024. Por outro lado, com o apoio do Turismo do Qatar, o Salão de Genebra teve uma edição piloto que decorreu em Doha, no mês de outubro.
O Salão de Genebra de regresso em 2024 é uma das notícias deste ano que está a terminar. Uma primeira tentativa para realizar a primeira edição desde o cancelamento em 2020 devido à Covid 19, foi frustrada este ano. Porém, os organizadores encontraram respaldo no Turismo do Qatar e a edição que vai marcar os 100 anos do certame vai mesmo realizar-se em 2024. Com toda a certeza, será no final de fevereiro (dia 26), estando aberto ao público até dia 3 de março.
Salão de Genebra de regresso e confirmado
Com o intuito de oferecer maior confiança, o certame está confirmado e o espaço da Palexpo pago. Por outro lado, o Salão de Genebra estará muito diferente do habitual. Isto porque a expetativa de todos é ver nos enormes espaços do Palexpo, zonas pré-concebidos e menos opulentas. Tudo com o propósito de reduzir custos para os expositores e para a organização.
Juntamente com estas alterações, o Salão de Genebra 2024 vai recupera as zonas temáticas, para destacar várias áreas da indústria automóvel. Só para exemplificar, termos o “Innovation Pavillion”, uma espécie de laboratório para os construtores e empresas tecnológicas demonstrarem os mais recentes desenvolvimentos. Também o “Design District” estará focado na manufatura e no estilo, ao passo que o “Zero Emission Zone” exaltará novas formas de energia limpa e transporte sustentável. Por último, a “Adrenaline Zone” tem como tema os automóveis de elevadas performances.
Ensaio geral foi em outubro
Os organizadores do Salão de Genebra fizeram um ensaio geral em outubro. Aconteceu logo depois da noticia do cancelamento da edição de 2023. A realização do certame acabou deslocada para Doha, no Qatar, a realização do certame. O apoio do Turismo do Qatar tem sido instrumental para o regresso daquele que já foi o maior e mais importante salão automóvel. Depois desse ensaio geral, onde o novo formato foi estreado, o Salão de Genebra estará de regresso em fevereiro de 2024 no local habitual, os pavilhões do Palexpo ao lado do aeroporto da cidade de Genebra.