Os chineses da Build Your Dreams (BYD) ultrapassaram as vendas da Tesla, no que toca a veículos elétricos no derradeiro trimestre de 2023. Não conseguiu, ainda, bater a marca norte americana no acumulado de doze meses, mas a diferença é cada vez menor. Com toda a certeza, 2024 será um ano muito interessante nesta luta pela liderança das vendas no mercado de veículos 100% elétricos. Tudo porque a BYD ameaça supremacia Tesla com uma oferta de modelos cada vez maior.
Contas feitas, a BYD vendeu em 2023 um total de 1.574 822 unidades, ficando a 13% das 1.808 581 unidades vendidas pela Tesla. Porém, no derradeiro trimestre, a BYD vendeu 526 409 unidades e a Tesla ficou-se pelas 484 507.
BYD ameaça supremacia Tesla
Com toda a certeza, a BYD vai aumentar estes números em 2024. Em primeiro lugar, porque a ofensiva europeia está em marcha. Em segundo lugar, pela excelente relação preço/qualidade que exibem os seus produtos. Finalmente, pela massificação da presença na Europa com destaque para os principais mercados como Alemanha, França e Reino Unido.
Por outro lado, os estrategas da BYD estão a construir as suas gamas com inteligência, atacando líderes que se impõem, unicamente, pelo preço.
Só para exemplificar, o BYD Dolphin é produto capaz de abater o líder de vendas no segmento, o MG 4. Ou então o BYD Seal que é mais barato que o Tesla Model 3, ao mesmo tempo que o BYD Atto3 é um automóvel competitivo face ao VW ID.4.
Compromisso com a Europa leva fábrica para a Hungria
Sem vender carros com motor de combustão durante 2023, a BYD tem um total compromisso com a Europa. De tal forma que é o primeiro construtor europeu a colocar uma fábrica no Velho Continente, neste caso, na Hungria.
O objetivo é ser o construtor nº1 na Europa em 2030 e vender 1 em cada 10 veículos elétricos na Europa em 2030.