As vendas Dacia cresceram 47% em 2023 sucedendo ao ano histórico de 2022. Contas feitas, a quota de mercado da casa romena subiu para 6,5%. Por outro lado, a Dacia foi a quarta marca mais vendida em Portugal – perdeu o pódio por sete automóveis – mas, claramente, a mais vendida entre os clientes particulares. Aqui a quota de mercado é de 18% com os modelos Sandero e Duster a recolherem a preferência dos clientes.
Com toda a certeza, este foi um excelente resultado para a Dacia. Ao crescimento de 47% face a 2022 corresponde um total de 15 058 unidades. Foi por sete automóveis (sim, 7 carros!) que a marca do grupo Renault não entrou no Top 3 das marcas mais vendidas entre nós. Neste caso, sete carros a distanciaram da marca premium alemã, a Mercedes-Benz! À frente desta, a Renault e a Peugeot.
Dacia líder nos particulares
Por outro lado, a Dacia liderou as vendas a particulares, com uma quota de mercado de 18%, pelo segundo ano consecutivo. O Dacia Sandero foi o segundo automóvel mais vendido em Portugal. Foram entregues 6424 unidades durante 2023 e, dessa forma, foi o mais vendido a clientes particulares.
Nesse sentido, o Duster acabou o ano passado como o segundo veículo mais vendido a particulares. Porém, foi o campeão de vendas no segmento C-SUV. Desde que a marca romena apostou no GPL, a gama Eco-G (gasolina e GPL) tem vindo a apresentar resultados cada vez mais encorajadores. Contas feitas, representam, já 6 em cada 10 veículos vendidos.
Dacia GPL é aposta da marca para atingir 70% de quota
A Dacia aposta no GPL, estando isolada nesta ideia de vender automóveis híbridos alimentados a gasolina e a gás de petróleo liquefeito.
Quarta marca mais vendida nos elétricos
Por outro lado, o desempenho do Dacia Spring permitiu à marca chegar ao quarto lugar das vendas do segmento de veículos 100% elétricos. Da mesma forma, o Spring é o carro elétrico mais vendido a clientes particulares com 562 unidades comercializadas. Significa isto uma quota de mercado de 15,40%. Mais do dobro do segundo modelo mais vendido.
Com toda a certeza, a Dacia aposta no digital e, contas feitas a 2023, 27% das vendas vieram desse canal. Uma evolução sensível de 4 pontos percentuais face a 2022.
Muitas novidades e otimismo na Dacia para 2024
Com o propósito de manter esta trajetória de sucesso, a Dacia prevê um ano de 2024 com muitas novidades. José Pedro Neves, diretor geral da Dacia em Portugal, refere que “o ano de 2023 foi o melhor de sempre da Dacia no mercado português. Só por escassas sete unidades é que não terminou no pódio das marcas mais vendidas, mas foi a líder incontestada entre os clientes particulares, enquanto o volume de vendas e o crescimento no segmento do Bi-Fuel justificam, plenamente, a aposta na tecnologia.”
Por outro lado, as expetativas para 2024 são grandes e otimismo é perfeitamente justificado com as novidades que estão a caminho. “As expetativas que temos para 2024 também são grandes. No final do semestre vamos ter um novo Duster e um novo Spring. O Bigster vai ser revelado, (um modelo que vai representar a estreia da Dacia num novo segmento). Finalmente, o Sandero, o Sandero Stepway e o Jogger vão beneficiar de importantes evoluções” salientou João Pedro Neves.
Como refere, em forma de balanço o diretor geral da Dacia, “a viagem que temos feito tem sido incrível, sobretudo se pensarmos que, há apenas três anos, a marca era somente a 14ª mais vendida no país.”