Chama-se Audi Asso de Picche e foi desenhado pela ItalDesign. Este Audi inspirou o Volkswagen Scirocco. Passados 50 anos da sua revelação, a casa de estilo italiana, pertença do grupo VW, decidiu atualizar o protótipo. Com toda a certeza, trata-se de um protótipo virtual que tem como objetivo lembrar o “Ás de Espadas”.
Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani criaram uma empresa de design sediada em Moncalieri a que deram o nome “Studi Italiani Realizzazione Prototipi S.p.A. Logo depois, deu origem à ItalDesign Giugiaro. A famosa qualidade do design italiano seduziu os alemães da Volkswagen logo nos anos 70. Até porque Ferdinand Porsche foi aprendiz na ItalDesign em 1972.
Vários foram os modelos desenhados pela ItalDesign para o que viria a ser o Grupo VW. Lembramos a primeira geração do Golf e do Passat e o primeiro Audi 80. Em 2010, o grupo germânico veio em auxílio da ItalDesign e, através da Lamborghini, comprou 90,1% do estúdio transalpinio. Giorgetto Giugiaro e Fabrizio Gigugiaro permaneceram na empresa até que em 2015 a ItalDesign passou a ser totalmente detida pela Audi.
Um Audi que inspirou… um Volkswagen!
Voltamos a recuar no tempo até 1973, quando a Karmann pediu à ItalDesign para conceber um coupé desportivo de quatro lugares. Com toda a certeza, como a base fornecida foi a do Audi 80 (B1), o Asso di Picche nasceu… Audi. Porém, o protótipo nunca serviu a casa de Ingolstadt.
Em contrapartida, este Audi foi a inspiração para um automóvel do grupo Volkswagen. Foi daqui que nasceu a primeira geração do Volkswagen Scirocco. Ainda assim, o Audi Asso di Picche não serviu apenas o grupo VW.
De facto, se olhar bem para o protótipo verá que serviu de inspiração para carros como o Lancia Delta ou o Lotus Esprit. Curiosamente, ambos desenhados pela ItalDesign!
Protótipo revisitado pela ItalDesign
Este Audi foi a inspiração para o VW Scirocco, mas o novo Asso de Picche acrescentou “in Movimento” ao nome e não serve nenhuma marca específica. Com toda a certeza é um projeto ItalDesign, sendo, para já, uma ideia puramente digital.
Com o intuito de servir as futuras plataformas para veículos 100% elétricos, o “Asso de Picche in Movimento” mistura conceitos. As linhas duras e retas do protótipo original fundem-se com as curvas mais suaves e arredondadas.
Naturalmente que a ItalDesign não forneceu detalhes precisos. Porém, sendo uma subsidiária da Lamborgini, não custa pensar poder este ser um futuro modelo da casa de Sant’ Agata Bolognese.
Por outro lado, o interior revela uma ideia futurista que aponta aos automóveis autónomos. Para Joquin Garcia, responsável pelo estilo na ItalDesign, “cinquenta anos depois, o design automóvel continua a ser uma interpretação formal do movimento.”