O novo Porsche Macan elétrico foi apresentado hoje e, para a casa de Weissach, tudo é muito claro, o novo SUV 100% elétrico é lançado para ser o modelo mais desportivo do segmento. Com toda a certeza, a Porsche está segura do que diz e, o segundo modelo 100% elétrico da marca alemã, tentará seguir as pisadas do Taycan. Com esse intuito, oferece mais potência, mais espaço e uma ligeira renovação no estilo. Contudo, os preços também aumentaram.
Este é um dos lançamentos mais aguardados. Em primeiro lugar por ser o substituto do segundo carro mais vendido pela Porsche, e que sentia a erosão do tempo. Em segundo lugar, porque é um automóvel 100% elétrico. Finalmente, porque a Porsche sempre afirmou que este seria o modelo mais desportivo do segmento.
Novo Porsche Macan elétrico com bateria de 100 kWh
Nesse sentido, o Macan está equipado com uma bateria enorme de 100 kWh. Esta autoriza uma autonomia de 613 km. Primeira seta lançado a um dos destaques do segmento, o BMW iX 100% elétrico, que reclama 617 km. Porém, não fica por aqui ao apontar baterias ao Mercedes EQE SUV e ao novo Audi Q6, um carro que será, na essência, igual ao Macan.
Com o propósito de alargar a autonomia, a Porsche cuidou da aerodinâmica do novo Macan. Com redesenhado de algumas zonas e a aplicação de um spoiler traseiro adaptativo, o SUV da casa de Weissach passa a ser o SUV mais aerodinâmico do mercado com um coeficiente de arrasto de apenas 0,25.
Arranque de vendas com duas versões
A Porsche anunciou que a gama começará a sua carreira comercial com duas versões: Macan4 e Macan Turbo. Só para exemplificar, ambos terão tração integral permanente e um par de motores elétricos síncronos de ação contínua que aumentam a densidade da potência.
Contas feitas, o Macan 4 tem uma motorização de 408 cv e 650 Nm que permitem levar o SUV alemão dos 0-100 km/h em 5,1 segundos. Por outro lado, o Macan Turbo tem massivos 639 cv e impressionantes 1130 Nm de binário. Com este poder, o Macan Turbo chega aos 100 km/h em meros 3,3 segundos. O primeiro tem como velocidade máxima 220 km/h, o segundo toca os 260 km/h.
Quanto aos consumos, o Macan 4 gasta entre 17,9 e 21,1 kWh com uma autonomia entre 516 e 613 km (em cidade de 665 a 784 km). Por seu turno, o Macan Turbo tem uma autonomia entre 518 e 591 km (670 e 765 km em cidade) com consumos de 18,8 a 20,7 kWh. Tudo certificado segundo o protocolo WLTP.
Mudança nas suspensões e não só
Com o objetivo de cumprir com as promessas da marca, os engenheiros da Porsche reviram a tecnologia das suspensões adaptativas. Por outro lado, introduziram as rodas traseiras direcionais, vectorização de binário e amortecedores ativos.
No mesmo sentido, rebaixaram o carro 28 mm em comparação com o Macan equipado com motores de combustão interna. Curiosa a declaração de Jorg Kerner, o gestor de produto do novo Macan. Diz ele que o carro não foi desenvolvido, primariamente, como um modelo 100% elétrico e, por isso, “antes de tudo o mais, este novo SUV é um típico Macan, um típico Porsche!”
Novo Porsche Macan elétrico já disponível em Portugal
Com toda a certeza que a passagem a modelo 100% elétrico traria no porta luvas um aumento de preço. Os dois novos modelos já estão disponíveis para encomenda em Portugal e os primeiros automóveis serão entregues no segundo semestre de 2024. Quantos aos preços, aqui estão: Macan 4 arranca nos 86 793€, e o Macan Turbo começa nos 118 846€.