Só foram feitas 214 unidades e a maioria delas acabou como carro de ralis. Há muito tempo que não surgia uma unidade de estrada no mercado internacional. Não espanta, por isso, que este raro Audi Sport Quattro esteja avaliado para o leilão da RM Sotheby’s entre 575 mil e 750 mil dólares! Um automóvel que veio do Japão, comprado novo e que percorreu, apenas, 8806 quilómetros. Saiu do casulo de uma coleção privada para ser vendido no próximo dia 25 de janeiro.
Antes de tudo, dizer que a rica história da Audi nos ralis tem um nome associado: Quattro. Ora, depois de lançar a pedrada no charco chamada Audi Quattro em 1980, a casa de Ingolstadt foi lançando modelos muito interessantes.
Audi Sport Quattro por mais de meio milhão!
Quando a superioridade da tração integral quattro foi fenecendo face aos seus adversários, a Audi não se desviou do seu caminho e optou por encurtar o Quattro, denominando-o Sport Quattro. Isso foi em 1984 e, infelizmente, acabou por não resultar. Apesar de lhe irem sendo acrescentadas mais dramatismo na definição aerodinâmica com asas e mais asas perfeitamente brutais, o Audi Sport Quattro não conseguiu ser competitivo face aos protótipos da Peugeot, Lancia e Ford.
Uma história japonesa
Como só foram feitas 214 unidades, o aparecimento de um Audi Sport Quattro de estrada para venda é um acontecimento. E, com toda a certeza, ter um pedaço de história na garagem é bastante caro! Esta unidade está para venda num leilão da RM Sotheby’s e está avaliada entre 575 e 700 mil dólares, ou seja, qualquer coisa como 525 a 639 mil euros.
Este Audi Sport Quattro, em particular, esteve na posse de um colecionador japonês. O seu proprietário, Yoshikuni Okamoto, manteve-o meticulosamente ao longo dos anos, tendo introduzido algumas pequenas modificações.
Só para ilustrar, uma pequena televisão Sony no interior e duas antenas extra na traseira. Depois de sair do casulo japonês, este Audi Sport Quattro foi vendido para os Estados Unidos da América. Onde o seu proprietário, um antigo campeão norte americano de ralis, o manteve numa garagem com climatização controlada e monitorização permanente.
Características espetaculares
Por outro lado, o carro, de 1984, está equipado com o mítico motor de cinco cilindros com 2.1 litros e sobrealimentação. A potência é de 200 cv e 285 Nm, tendo uma caixa manual de cinco velocidades. Era capaz de chegar dos 0-100 km/h em 7,1 segundos, com uma velocidade máxima de 220 km/h.
O modelo que está a leilão está pintado num imaculado branco, com jantes de liga leve, igualmente brancas e bancos Recaro. O carros será entregue com ferramenta, macaco e manual de instruções, tudo original, para além das faturas da manutenção e documentos de exportação.