A Volvo Car Portugal apresentou os resultados de vendas de 2023. Com toda a certeza pode orgulhar-se de um ano recordista que, pelos dados apurados, pode ser superado em 2024. Ano do lançamento de três novos modelos. Contas feitas, a Volvo Car Portugal comercializou 5118 unidades e o modelo mais vendido foi o XC40, seguido do XC60 e do C40. A taxa de eletrificação é de 26%.
Foi Susanne Hagglund, diretora geral da Volvo Car Portugal, quem abriu a sessão onde foram apresentados os resultados da casa sueca em território luso. Sublinhou o momento atual do setor automóvel e o posicionamento único da marca. Por outro lado, reafirmou o compromisso com a próxima geração de mobilidade. Fará isso pelo seu compromisso, histórico, com a segurança, mas também com a sustentabilidade, tecnologia, conforto e conveniência. Com toda a certeza, tudo pensado ao detalhe e prontos para dar resposta às exigentes necessidades dos clientes hoje e amanhã.
Volvo Car Portugal com resultado histórico
A responsável máxima da Volvo entre nós realçou o compromisso da casa sueca com a eletrificação – que será alcançada em 2030 – e destacou, igualmente, a propulsão elétrica. Nesse sentido, como a melhor resposta às alterações climáticas, tendo como meta, chegar ao net zero em 2040.
“Tenho muito orgulho na nossa equipa e na nossa rede de concessionários que conseguiu atingir resultados tão sólidos capazes de contribuir para um resultado global forte e fiável! As nossas vendas de modelos elétricos foram as melhores de sempre e o nosso recém-chegado EX30 está a ter uma performance acima das nossas melhores expetativas. Acreditamos que iremos, em 2024 iremos continuar a crescer à medida que avançamos para uma eletrificação total que é um dos pontos cruciais no nosso plano ambiental” palavras de Susanne Hagglund
Tiago Barreiros, diretor financeiro, e Domingos Silva, diretor comercial, apresentaram os resultados da Volvo em Portugal. Contas feitas, foram vendidas 5118 unidades, o que equivaleu a um crescimento de 42% em relação a 2022. Foi o segundo melhor resultado de sempre. A quota de mercado está nos 2,56%. O diretor financeiro destacou 2023 como o melhor ano de sempre em termos de rentabilidade.
Por outro lado, o Volvo XC40 fixou-se como o modelo mais vendido da marca (56% das vendas), seguido do XC60 (19% dos veículos comercializados) e o Volvo C40 com 10% do total de vendas.
A taxa de eletrificação foi de 82%, ao passo que os modelos 100% elétricos reclamaram uma quota de 26% do total das vendas Volvo. O C40 e o XC40 foram as vedetas no setor dos modelos 100% elétricos.
Volvo EX30 já em Portugal e… recordista
Com o intuito de melhorar os resultados de 2023, a Volvo já tem a circular em Portugal o mais pequeno modelo da sua gama, o EX30. Sendo um SUV 100% elétrico, é o modelo da marca com mais pré-encomendas de sempre. Por outro lado, o modelo tem vindo a atrair clientes cada vez mais jovens e tem conquistado novos clientes para a marca.
Olhando para 2024, a Volvo Car Portugal promete superar os recordistas números de 2023 e manter o rumo da eletrificação.
Será o primeiro ano que a Volvo oferecerá ao mercado quatro modelos 100% elétricos a nível mundial. Portugal também estará na mesma condição e, por isso, crescerá a dois dígitos.
“Acreditamos que 2023 não ficará para a história, mas sim 2024!”
Durante o evento de apresentação, conversamos com Aira de Mello, diretora de comunicação da Volvo Car Portugal.
Sendo números que fazem história, a responsável da marca sueca já olha mais além. “Nós costumamos dizer que os recordes existem para ser batidos e de facto 2003 foi um ano excecional para a marca. Batemos imensos recordes, mas foi um ano em que ainda não tínhamos a nossa gama completa. Com esta nova joia da coroa, que é o EX30 e que está a ser muito bem recebido pelos consumidores, acreditamos que 2023 não vai ficar para a história, mas sim 2024.”
Por outro lado, a Volvo continua a dar passos firmes rumo à eletrificação total. O ano de 2023 já fez parte dessa estratégia. “Nós estamos a dar passos rumo à eletrificação a há cerca de 6 anos. É claro que quanto mais nos aproximamos das nossas metas, dos nossos prazos, mais esforço temos de fazer para os alcançar e aumentar o número de vendas de veículos elétricos. Que já é muito substancial, tal como os Plug In. E nota-se claramente que a marca está a cumprir a parte final, determinante para a eletrificação. Vê-se isso nas vendas, vê-se nos resultados e vê-se, também, na rentabilidade. Todos diziam que não era rentável vender carros elétricos, mas nós temos provado o contrário, o que é muito bom e muito gratificante.”
Continuaremos a apostar na eletrificação
Apesar disso, algumas vozes dissonantes continuam a não abraçar a eletrificação. “Não é a nossa política comentar a estratégia das outras marcas. Sabemos que há marcas que estão aqui um bocadinho a voltar atrás em termos de eletrificação e ia apostar noutras energias. Nós continuamos a achar que, neste momento, porque há carregadores em todo o lado, esta é a melhor solução. Para garantir que tenhamos um futuro melhor e um planeta melhor para já adotar. Não queremos com isto dizer daqui a 20 ou 30 anos, não haja outra tecnologia melhor, mais rápida, mais eficaz, inclusivamente mais limpa. Provavelmente haverá, mas neste momento, para fazermos a transição de uma forma rápida e eficaz é a eletricidade a melhor solução e por isso é a nossa aposta.”
Segundo Aira de Mello, o ano de 2024 será de lançamentos. “É verdade, nós em 2024, para além doEX 30, que vai fazer o seu primeiro ano, vamos definitivamente lançar o EX 90 já com unidades em Portugal a circular. Lá para o final do ano, vamos ter também uma grande surpresa com o novo modelo, e que não vai ser um SUV 100% elétrico.”