Lancia regressa aos ralis com o Ypsilon Rally4 HF

Um regresso muito aguardado, e desejado, que é feito através do novo Lancia Ypsilon Rally4, com a base do Peugeot 208 Rally4.

A Lancia entra nos ralis e as viúvas da Lancia Corse HF e do Martini Racing Team viveram um dia feliz com o anúncio do regresso da marca de Turim aos ralis. Infelizmente não será o regresso que todos desejam, mas sim a entrada da Lancia num negócio lucrativo: vender carros para os ralis. A entrada nesse negócio é feita com o Ypsilon Rally4 que não é mais que o Peugeot 208 Rally4, o automóvel desta divisão mais bem-sucedido. Uma jogada inteligente que vai render muito. Talvez no lado da Peugeot os sorrisos sejam mais “amarelos”.

O carro chama-se Lancia Ypsilon Rally4 HF e a divisão que vai gerir o negócio será a Lancia Corse HF. Foi anunciado juntamente com a versão Ypsilon HF, a variante desportiva com mecânica 100% elétrica com 240 cv e uma aceleração 0-100 km/h em 5,8 segundos.

Lancia entra nos ralis

Lancia Ypsilon Rally 4 HF é uma bela oportunidade

A história da Lancia nos ralis deixou, com toda a certeza, muitas viúvas que há décadas se dedicam a desenhar o regresso da marca ao palco que dominou. Muitos acreditaram que com o renascimento do Ypsilon seria agora… e foi!

Porém a Lancia entra nos ralis com chancela oficial mas muito longe de ganhar ralis à geral. O regresso faz-se através de uma oportunidade de marketing. Dentro da Stellantis Motorsport há um automóvel que tem vindo a dar cartas na base da pirâmide dos ralis mundiais. Falamos do Peugeot 208 Rally4.

Lancia entra nos ralis

Lancia Ypsilon regressa como elétrico e promete boas autonomias

O novo Lancia Ypsilon é o salvo-conduto para a marca italiana regressar ao mercado mundial através de um modelo 100% elétrico.

Ler mais

Base do 208 Rally4 atira Lancia para negócio dos ralis

Com toda a certeza, tendo a mesma base do 208, transformar o Ypsilon num automóvel de ralis era a coisa mais simples. Toda a mecânica do 208 Rally4 foi importada para o Lancia Ypsilon.

Dessa maneira temos um Lancia de regresso aos ralis com um motor de 1.2 litros turbo com três cilindros e 212 cv, tração dianteira e caixa manual de cinco velocidades com diferencial autoblocante.

Acreditamos que o nome Lancia vá tornar este Ypsilon Rally4 HF um enorme sucesso e possa levar a Peugeot a retirar-se da categoria. Porque, a esta altura, já o telefone toca incessantemente para saber preços e disponibilidade.

Por outro lado, a Lancia aproveitou para ressuscitar o Lancia Corse HF com novo estilo que quer difundir o conceito de velocidade. Preto e branco são as cores deste novo logótipo. Nessa medida, a decoração do carro agora apresentado, ostenta as cores da Martini e os anos de sucesso da Lancia no Mundial de Ralis. Uma jogada de marketing brilhante, aproveitando aquilo que é um dos maiores patrimónios da casa italiana.