Chama-se Mercedes-AMG PureSpeed e é o primeiro modelo da exclusiva série Mythos de modelos especiais limitados a 250 unidades. Este modelo está baseado no SL, mas incorpora detalhes de estilo da AMG One e da Fórmula 1, nomeadamente, o Halo. O carro foi revelado no Mónaco com a presença de Lewis Hamilton e George Russell. O preço? Para já é desconhecido.
A Série Mythos é um conjunto de automóveis especiais limitados a 250 unidades que a Mercedes-AMG quer vender aos colecionadores e aos milionários que apostam nos automóveis como investimento. O Mercedes-AMG PureSpeed entra em produção em 2025 e, claro, será muito limitado. Serão feitos 250. Para ter um destes modelos, terá de reunir algumas particularidades, particularmente, ser um obsessivo colecionador da marca de Estugarda. Muito à imagem do que faz a Ferrari…
Mercedes-AMG PureSpeed tem Halo e… muito mais!
A equipa responsável pela Série Mythos pegou num Mercedes-Benz SL para fazer o PureSpeed. Em primeiro lugar, o modelo passou a ser um “speedster” com apenas dois lugares. Em segundo lugar foi despojado dos pilares A e do para brisas, substituído por um ecrã aerodinâmico que se estende até às portas. Finalmente, o Halo está no meio do carro e serve de “roll-bar”.
Por outro lado, a Mercedes-AMG oferece com o carro um par de capacetes aerodinamicamente otimizados e desenhados especificamente para o PureSpeed.
Com o fim de fazer ligação ao supercarro da AMG, o PureSpeed tem uma frente tipo tubarão com as entradas de ar do AMG One. A grelha tradicional da Mercedes-Benz desaparece surgindo no topo do “nariz” uma enorme estrela de três pontas. Questão de todos saberem que o PureSpeed é um Mercedes-Benz… Se recordarem o protótipo C111 dos anos 70 do século passado notarão que é um conceito semelhante. E se olharem para as fotos do McLaren-Mercedes SLR Stirling Moss…
Ligações aos Mercedes-Benz das 1000 Miglia e Targa Florio
Nessa medida, a zona atrás dos bancos está inspirada no 300 SLR que ganhou as 1000 Miglia de 1955 com Stirling Moss. Por outro lado, a pintura vermelha é uma nota que relaciona o PureSpeed com o Mercedes que venceu a edição 1924 da Targa Florio na Sicilia.
Pode ser curioso pensar que houve um carro de corridas Mercedes no século passado que não era branco ou cinzento. Mas aconteceu. O carro que conquistou o primeiro lugar na Targa Florio de 1924 (há 100 anos!) era vermelho. Porque a Mercedes tinha como objetivo enganar os espetadores para que estes não tentassem prejudicar a passagem dos seus carros. Os italianos pensavam que era um Alfa Romeo e deixavam o carro passar. O Mercedes era vermelho e tinha o número 10. O PureSpeed é vermelho e o número 10 está nos guarda-lamas dianteiros…
Quanto à mecânica, a Mercedes-AMG não divulgou nenhuma informação, mas acreditamos que será a mecânica do SL63 com 585 cv. Apesar da marca ter a possibilidade de instalar o bloco V8 biturbo do SL63 ePerformance com ajuda híbrida e 816 cv no PureSpeed.