Novo Porsche Cayenne GTS com reforço de potência

O novo Porsche Cayenne GTS recebe mais potência e um aspeto mais desportivo para além das suspensões vindas do Turbo GT.

O novo Porsche Cayenne GTS recebe mais potência e um aspeto mais desportivo para além das suspensões vindas do Turbo GT. Um SUV resolutamente desportivo que torna o Cayenne GTS num dos mais interessantes da gama do construtor de Weissach. Fica provado que o V8 ainda não deu tudo o que tem para oferecer e a Porsche pode reservar mais algumas novidades.

Com o intuito de oferecer um SUV mais focado no condutor, o novo Porsche Cayenne GTS foi buscar componentes da suspensão do Cayenne Turbo GT, recebe um motor V8 biturbo com 4.0 litros a debitar 500 cv e, pelo meio, reforço de equipamento e um visual mais desportivo.

PORSCHE CAYENNE GTS 1

Novo Porsche Cayenne GTS. Provavelmente, o mais interessante da gama!

Após a renovação experimentada em 2023, a Porsche adiciona mais uma versão, desta feita a GTS. Conta com um potente motor V8 com 500 cv e um chassis afinado para o desempenho.

A sigla que representa “Gran Turismo Sport” oferece uma dose extra de carácter dinâmico e capacidade para percorrer longas distâncias. Com toda a certeza, o Cayenne GTS é a combinação de um automóvel desportivo de alta performance e um SUV com capacidade fora de estrada. Estará disponível nas duas versões de carroçaria.

Apesar de não ser absurdamente potente como o Turbo S E-Hybrid nem tão focado no comportamento como o Turbo GT, este Cayenne GTS será, porventura o mais interessante da gama.

PORSCHE CAYENNE GTS 5

Menos potente que o Turbo S e menos focado na pista que o Turbo GT

Junta um motor com 500 cv e 660 Nm de binário – que oferece mais 40 cv que anteriormente e mais 40 Nm de binário – a um comportamento mais rigoroso. Demarca-se, claramente, do Cayenne S que com 474 cv está um patamar abaixo. Mesmo que o motor seja o mesmo V8 4.0 litros.

PORSCHE CAYENNE GTS 4

Por outro lado, o motor duplo turbo está acoplado à caixa Tiptronic S de 9 velocidades que leva a potência e binário às quatro rodas através do sistema PTM (Porsche Traction Management), com gestão semelhante á do Cayenne Turbo GT e com um circuito de refrigeração separado. O carro foi rebaixado 10 mm graças à afinação das duas câmaras da suspensão pneumática. As rodas dianteiras têm camber negativo. As barras estabilizadoras ativas (Porsche Dynamic Chassis Control) são opcionais. Já o Porsche Torque Vectoring é de série.

Quanto às performances, o Cayenne GTS chega dos 0-100 km/h em 4,2 segundos com uma velocidade máxima de 275 km/h.

PORSCHE CAYENNE GTS 6

Estética revista no Porsche Cayenne GTS

Naturalmente que o GTS herda todos os elementos estéticos da atualizada gama Cayenne. Porém, incorpora algumas novidades. Falamos das entradas de ar específicas no para choques, unidades de iluminação escurecidas. Pequenos logótipos GTS nas portas e na bagageira, ponteiras de escape com acabamento bronze e o Pacote de Design Desportivo com detalhes em preto brilhante.

Por outro lado, as jantes RS Spyder Design de 21 polegadas e as pinças de travão vermelhas completam a decoração do novo Porsche Cayenne GTS.

PORSCHE CAYENNE GTS 2

Interior com poucas alterações

A Porsche decidiu manter a aplicação do material “Race Tex” nos bancos, combinando com pesponto vermelho contrastante. Com toda a certeza o painel de instrumentos é igual aos outros Cayenne, ou seja, curvo com novo ecrã de info entretenimento mais o ecrã opcional para o passageiro. Os clientes podem optar por vários pacotes de redução de peso que escovam até 25 kg apo peso final do novo Porsche Cayenne GTS.

Os novos modelos já estão disponíveis para encomenda em Portugal. Os preços começam nos 196 041€ do Cayenne GTS, e chegam aos 199.588€ do Cayenne GTS Coupé.