O Ford Raptor T1+ é a arma da casa da oval azul para atacar a vitória no Dakar. Com o intuito de reclamar a vitória, será uma vez mais a M-Sport a fazer o carro tendo ao volante o último vencedor da prova, o sexagenário Carlos Sainz. O espanhol estará ao lado de Nani Roma, sendo que a Ford quer colocar na prova quatro Raptor T1+. As características técnicas da nova máquina da Ford Performance são verdadeiramente impressionantes.
O Ford Raptor T1+ foi desenvolvido pela M-Sport em colaboração com a Red Bull, que apoia o projeto da divisão Ford Performance para ganhar o Dakar. Já em agosto, Carlos Sainz e Nani Roma vão estar na Baja Hungria, depois estarão já com a equipa completa no Rali de Marrocos, participando, então, no Dakar 2025.
Ford Raptor T1+ impressiona!
O novo modelo da Ford impressiona pelo aspeto musculado e com cavas das rodas gigantescas. O Raptor T1+ utiliza um chassis monobloco pensado para o todo-o-terreno feito em aço T45. As suspensões são de duplo triângulo sobreposto com um curso de 350 mm. Duplos conjuntos mola/amortecedor da Fox equipam o Raptor T1+. Por outro lado, as suspensões possuem depósitos de óleo colocados fora do corpo dos amortecedores.
Com toda a certeza, pouco, para não dizer nada, se aproveita da Ford Raptor vendida nos EUA ou no Velho Continente. Desde logo o estilo musculado com cavas das rodas amplas para as rodas de 17 polegadas com pneus de 37 polegadas poderem funcionar livremente.
Por consequência, a altura ao solo é de 400 mm, verdadeiramente impressionante e capaz de passar por cima de quase tudo. O ângulo de entrada é de 70 graus, outra cifra que torna o Raptor T1+ capaz de ultrapassar todos os obstáculos. A Ford não divulgou o ângulo de saída, mas elas imagens percebe-se que é excelente. E porque as velocidades alcançadas por este Ford são impressionantes, a M-Sport escolheu um sistema Alcon com maxilas monobloco de seis pistões à frente que “mordem” discos de 355 mm.
Motor Coyote V8 de 5.0 litros
Qual é o único ponto de contacto com os carros vendidos pela Ford? O motor Coyote V8 com 5.0 litros que está debaixo do capô do Mustang. A Ford Performance e a M-Sport não divulgaram as cifras de potência e binário do motor. Por outro lado, foi referido que o motor seria o mesmo utilizado no Mustang Dark Horse. Quer isto dizer que de origem são 510 cv e 567 Nm de binário.
Para Matt Wilson, gestor do programa M-Sport Dakar, “esta é uma oportunidade que surge uma vez na vida apoiando a Ford Performance nesta incursão ao Dakar com o novo Ford Raptor T1+ e será, certamente, uma grande aventura. Já completamos 10 mil quilómetros de testes em algumas das mais duras condições que podemos encontrar, pelo que estamos prontos para encarar este desafio, começando já na Baja Hungria.”