Guarda recebe Capítulo Extraordinário do Caminho de Santiago

A 5 e 6 de abril de 2025 a Cidade da Guarda recebe um Capítulo Extraordinário da Ordem do Caminho de Santiago.

Com o apoio da Ordem do Caminho de Santiago e num esforço conjunto do Clube Escape Livre, da Câmara Municipal da Guarda, do Turismo do Centro de Portugal e da Diocese da Guarda, a proposta para um Capítulo Extraordinário na Cidade mais alta de Portugal apresentada por Luis Celínio, Presidente do Clube Escape Livre aquando da sua confirmação e receção do diploma de Comendador da Ordem, foi aprovada.

Assim, “aquando da nomeação tinha referido que a Guarda e a sua ligação ao Caminho de Santiago seria a minha prioridade” começou por dizer Luis Celínio. Acrescentando, “na intervenção que tive a oportunidade de fazer no Capítulo Geral, sábado passado, reiterei este compromisso. E ficou já aprovado e marcado para a Guarda um Capítulo Extraordinário em abril de 2025.

Primeira visita já em Setembro

O próximo passo é já em setembro uma reunião de trabalho na Guarda que reúne todas as entidades envolvidas. Nessa reunião estará presente o Chanceler da Ordem, Alejandro Rubin. Nesta reunião serão ultimados todos os preparativos para que a cidade mais alta possa receber este Capítulo Extraordinário da Ordem do Caminho de Santiago.

Dessa forma, a par do Capítulo Extraordinário a Guarda receberá também uma Conferência aberta ao público, com a presença de dois nomes portugueses importantes no conhecimento e divulgação do Caminho de Santiago. Os oradores serão apresentados em breve.

Offroad Caminho de Santiago

Recorde-se que a ligação do Clube Escape Livre e da Cidade da Guarda ao Caminho de Santiago vem de muito longe. O Offroad Caminho de Santiago é um dos eventos mais icónicos do Escape Livre. Assim, ao longo das muitas edições deste passeio de todo-terreno, milhares de pessoas percorreram a variante do caminho que passa pelas terras da Beira Interior. A última edição do Offroad Caminho de Santiago organizado pelo Clube Escape Livre ocorreu em 2022, Ano Santo especial por decreto papal.