Novo Jeep Wagoneer S elétrico é o mais potente de sempre!

O novo Jeep Wagoneer S é um modelo 100% elétrico que a marca norte americana quer que abra as portas para um futuro elétrico.

O novo Jeep Wagoneer S é um modelo 100% elétrico que a marca norte americana quer que seja a ponte para um futuro sem motores de combustão interna. Com toda a certeza, ainda faltará muito para chegar esse dia, mas, por via das dúvidas, a Jeep lança este modelo com 600 cv e 800 Nm de binário. Até porque mudar é algo que custa sempre, mais ainda para uma marca com um passado tão vincado.

Convencer o mercado que a Jeep vai deixar de ter motores de combustão interna não é tarefa fácil, algo que os responsáveis da Jeep sabem muito bem. Por outro lado, há modelos da marca que pelas suas especificidades não podem ser vendidos na Europa. Antonio Filosa, o CEO da Jeep lembra que “o Wagoneer e o Grand Wagoneer que vendemos nos EUA são demasiado grandes.”

JEEP WAGONEER S ELETRICO 2024 3

Novo Jeep Wagoneer S é mais pequeno

Assim sendo, o novo Jeep Wagoneer S é mais pequeno, mais perto de um Range Rover Velar. Por outro lado, a marca americana decidiu que seria um modelo 100% elétrico. Porém, olhando ao que tem sido a prática da Jeep e da Stellantis, o Wagoneer S – o primeiro da gama nascida em 1963 a desembarcar no Velho Continente – terá mecânicas híbridas.

Do mesmo modo, a Jeep quer aproveitar a esteira das vendas do Avenger para introduzir novo produto que possa ajudar a fazer crescer a presença da marca na Europa. Convirá, sempre, lembrar que três dos maiores mercados da Jeep situam-se no Velho Continente. Por esta razão, a casa americana acredita que o Wagoneer S seja capaz de levar a Jeep para o segmento Premium.

JEEP WAGONEER S ELETRICO 2024 7

Um estilo diferenciado

Por incrível que possa parecer, o novo Jeep Wagoneer S foi desenhado por uma equipa de designers Milleniels ou da Geração Z, liderados por Vince Gallante. Nessa medida, a maior dificuldade do estilo limpo e sem arestas demasiado vincadas, foi acomodar a famosa grelha de sete barras da Jeep. A tarefa foi bem-sucedida e com um toque futurista: luz arquitetónica que brilha por trás das barras.

JEEP WAGONEER S ELETRICO 2024 27

Por outro lado, a aerodinâmica do Wagoneer é, nas palavas do responsável do estilo da Jeep “o mais aerodinâmico de sempre.” Com o detalhe da asa flutuante traseira que combina muito bom com o resto do carro.

Interior inspirado no Grand Cherokee e no Grand Wagoneer

A Jeep afirma que o interior foi influenciado pelo Grand Cherokee. E também pelo Grand Wagoneer, modelos vendidos nos EUA. Com toda a certeza, um dos destaques reside no painel de instrumentos que acomoda nada menos que quatro ecrãs.

JEEP WAGONEER S ELETRICO 2024 12

Contemos: painel de instrumentos frente ao condutor, ecrã do sistema de info entretenimento, ecrã de controlo da climatização e o ecrã frente ao passageiro. O grafismo é moderno e foi feito um esforço pelos designers para descongestionar o painel de instrumentos frente ao condutor.

Nessa medida, a Jeep introduziu algumas novidades no interior do Wagoneer. Só para ilustrar, há um volante com tratamento antimicrobiano para manter as mãos limpas. Materiais do interior com acabamento acetinado juntam-se a uma elevada percentagem de reciclagem dos materiais usados no habitáculo. Finalmente, dizer que o espaço atrás na segunda fila de bancos é maior que no Grande Cherokee, reclama a Jeep. A bagageira tem 866 litros de capacidade com os bancos rebatidos.

JEEP WAGONEER S ELETRICO 2024 5

Elétrico e muito rápido

A Jeep produziu um vídeo para mostrar as performances do Wagoneer S. Onde compara as capacidades do seu modelo contra as performances do Tesla Model Y Performance. Numa típica corrida “drag race”, o Jeep ganha com um tempo dos 0-100 km/h de 3,4 segundos. Os 600 cv e os 800 Nm de binário conseguem, mesmo, bater o Jeep Grand Cherokee Trackhawk, um modelo com motor de combustão interna forrado de potência.

O Wagoneer é o segundo modelo da Stellantis a utilizar a plataforma STLA Large (o primeiro foi o Dodge Charger EV). Base pensada para modelos de topo e de alto desempenho, aceita arquiteturas de 400 ou 800V e baterias entre 85 e 118 kWh. Ora, no caso do Wagoneer S estamos perante uma arquitetura de 400V e uma bateria de 100 kWh. Contas feitas, a autonomia é superior a 480 quilómetros, segundo dados homologados nos EUA. A capacidade de carga permite ir dos 20 aos 80% de carga da bateria em 23 minutos.